CartaExpressa
Tabata Amaral convida PSDB para aliança na disputa pela prefeitura de São Paulo
Presidente tucano na capital paulista nega haver conversas sobre a indicação do candidato a vice-prefeito na chapa
Pré-candidata à prefeitura de São Paulo, a deputada federal Tabata Amaral (PSB) convidou o PSDB para uma aliança na disputa de 2024. A proposta foi apresentada ao presidente da sigla na capital paulista, Orlando Faria, durante um encontro na quinta-feira 23.
Ao jornal O Globo, Faria afirmou que o diretório do PSDB discutirá o convite. “Considero que a participação do PSDB no nosso projeto para a reconstrução da cidade de São Paulo é fundamental”, disse. “O partido tem um quadro técnico significativo, tradição e histórico de entregas em São Paulo e no Brasil. É uma aproximação muito importante e prioritária nesse projeto“.
Questionado, o tucano negou existirem conversas sobre o PSDB indicar o candidato a vice-prefeito na chapa. Um dos nomes ventilados para o posto é o apresentador José Luiz Datena, que deixou o PDT após convite de Tabata.
Uma possível composição de Tabata com os tucanos significaria um duro revés à campanha à reeleição de Ricardo Nunes (MDB), que se elegeu em 2020 na chapa de Bruno Covas (PSDB) e até recentemente se articulava para evitar um rompimento com o partido.
No início de outubro, porém, o apoio do PSDB ao atual prefeito ficou mais distante. A Executiva Nacional do partido invalidou a eleição de Fernando Alfredo – apoiador da reeleição de Nunes – para o diretório municipal e nomeou Faria como presidente interino.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Centrais criticam veto de Lula à desoneração da folha de pagamentos; CUT não adere
Por CartaCapital
Diretor-geral da PF acusa governo Bolsonaro de interferência política na corporação
Por CartaCapital


