Justiça

STJ nega recurso de Deltan e mantém condenação no TCU sobre diárias da Lava Jato

O procedimento mira possíveis irregularidades nas diárias e nas passagens utilizadas pela força-tarefa de Curitiba

O deputado cassado Deltan Dallagnol. Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça estabeleceu nesta quarta-feira 7, por 6 votos a 5, a continuidade de um procedimento aberto pelo Tribunal de Contas da União para investigar possíveis irregularidades nas diárias e nas passagens utilizadas pela força-tarefa de Curitiba da Lava Jato, então coordenada por Deltan Dallagnol (Podemos-PR). Assim, estão válidas, também, as condenações impostas pelo TCU no âmbito do processo.

A Justiça Federal do Paraná havia atendido a um pedido de Deltan e suspendido o procedimento apenas em relação ao ex-procurador. Em junho do ano passado, porém, o ministro do STJ Humberto Martins autorizou a retomada da apuração. Deltan recorreu da decisão e o Tribunal se debruçou sobre o tema nesta quarta.

A relatora, Maria Thereza de Assis, votou por aceitar o recurso de Deltan. Ela foi acompanhada pelos ministros Nancy Andrighi, Herman Benjamin, Raúl Araújo e Ricardo Villas Bôas Cueva. Eles foram vencidos.

Assis disse não ver “a grave lesão ao interesse público” ou “a grave lesão e muito menos o efeito multiplicador”.

Além de Martins, votaram por negar o recurso e formaram maioria os ministros Francisco Falcão, Mauro Campbell Marques, João Otávio de Noronha, Isabel Gallotti e Antonio Carlos Ferreira.

Segundo Humberto Martins, “está caracterizada a lesão à ordem pública, na medida em que a decisão judicial impugnada, sem a demonstração inequívoca de ilegalidade, obstou o trâmite e o pleno funcionamento autônomo e independente da atuação fiscalizatória do Tribunal de Contas da União”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo