Política

STJ devolve a presidência do PROS a Marcus Holanda e aliança com o PT corre risco

Decisão liminar havia dado o comando da legenda a Eurípedes Júnior, que chegou a firmar um acordo com a campanha de Lula

Marcus Holanda (PROS) - Reprodução
Apoie Siga-nos no

Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça na quarta-feira 3 devolveu o comando do PROS ao perito aposentado da Polícia Civil Marcus Holanda. Com isso, a candidatura do coach e influenciador Pablo Marçal à presidência está mantida e a aliança firmada por Eurípedes Júnior com o ex-presidente Lula pode ser dissolvida. 

No domingo 31, o vice-presidente do STJ devolveu, em decisão liminar, a presidência da sigla a Eurípedes, fundador da legenda. Ele foi retirado do comando do PROS em março, após ser acusado de desviar dinheiro público destinado ao partido. 

Assim que recebeu a notícia da decisão liminar, Eurípedes procurou lideranças do PT para formalizar o apoio a Lula já no primeiro turno e anular a escolha do partido de lançar candidato próprio ao Planalto. 

O acordo entre PROS e PT foi anunciado antes do ministro relator da ação reavaliar o caso e devolver a sigla a Holanda. Com a nova decisão, o perito aposentado emitiu uma nota em que diz que vai “continuar o planejamento de recriar o partido com seriedade e transparência dando oportunidade para mais de 1500 candidatos em todos os cargos inclusive o de presidência da República com Pablo Marçal”.

A convenção do partido está marcada para a próxima sexta-feira 5, último dia para a escolha de candidatos, conforme o calendário da Justiça Eleitoral. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo