Política

Quaest: Lula tem 44% das intenções de voto e lidera corrida pela Presidência

Na pesquisa desta quarta, Jair Bolsonaro somou 32% e Ciro Gomes ficou com o terceiro lugar, com 5% da preferência do eleitorado

Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) tem 44% das intenções de voto e lidera a disputa para ocupar o cargo de presidente da República, segundo a mais nova pesquisa da Quaest, divulgada nesta quarta-feira 3. Com o resultado, o petista está numericamente a frente, mas tecnicamente empatado com a soma de todos os demais candidatos monitorados pelo levantamento (42%). O volume estaria no limite de confirmar chances de Lula vencer no primeiro turno.

Assim como nos levantamentos anteriores, entre os nomes que aparecem na disputa, Jair Bolsonaro (PL) é quem estaria melhor colocado, somando 32% das intenções de voto. Ciro Gomes (PDT) mostra estabilidade em terceiro lugar e reúne 5% da preferência do eleitorado. Já Simone Tebet (MDB), considerada a aposta da chamada terceira via, conseguiu os mesmos 2% de André Janones (Avante). O coach Pablo Marçal (PROS) é o único outro candidato a pontuar na pesquisa, com 1% das intenções de voto.

Os resultados desta quarta-feira oscilaram dentro da margem de erro quando comparados ao levantamento anterior, que mostrava Lula com 45% das intenções de voto e Bolsonaro com 31%.

Nas simulações de segundo turno monitoradas na nova rodada, Lula segue vencendo qualquer adversário. Contra Bolsonaro, o ex-presidente venceria por 51% a 37%. Já na disputa com Ciro, a vantagem subiria para 51% a 27%. Diante de Tebet, Lula somaria 55% e a senadora apenas 22%.

A pesquisa desta quarta também mediu as intenções de voto espontâneas, sem indicações de candidaturas aos entrevistados. Neste caso, o desempenho de Lula, com 33%, também foi o melhor entre os nomes citados pelos eleitores. Bolsonaro aparece com 26%.

O levantamento desta quarta-feira foi encomendado pela Genial e ouviu 2 mil eleitores brasileiros entre os dias 28 e 31 de julho. A margem de erro do monitoramento é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. No Tribunal Superior Eleitoral a pesquisa está registrada como BR-02546/22.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo