Justiça

STF agenda o julgamento de denúncia da PGR contra Gleisi Hoffmann

Em março, o órgão recuou e defendeu a rejeição da peça, em parecer assinado pela vice-PGR Lindôra Araújo

Projeto foi apresentando nesta semana na Câmara. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Supremo Tribunal Federal agendou para o período entre 16 e 23 de junho o julgamento de uma denúncia contra a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, e o ex-ministro Paulo Bernardo. A análise ocorrerá no plenário virtual, que dispensa a realização de audiências presenciais.

A denúncia foi apresentada ao STF em 2017 pela Procuradoria-Geral da República e está sob a relatoria do ministro Edson Fachin. Segundo os procuradores da Lava Jato, os petistas integrariam uma organização criminosa que desviava recursos de estatais. Os políticos sem foro privilegiado na Corte tiveram os processos enviados à Justiça Federal do DF e já foram absolvidos.

Em março deste ano, a PGR recuou e defendeu a rejeição da denúncia contra Gleisi e Bernardo pelos supostos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa.

No documento, a vice-PGR Lindôra Araújo afirma que a peça original apresentou relatos de eventuais delitos sem, contudo, incluir a “necessária presença dos elementos constitutivos do tipo de organização criminosa” apontados pela Lava Jato.

O MPF argumenta ainda, com base no chamado pacote anticrime, que a abertura de ação penal não pode se basear apenas em delações premiadas.

“A inovação acima tem profundo reflexo na situação em análise. Com a mudança legislativa, a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal passou a entender, de forma unânime, que a mera palavra do colaborador e os elementos de provas apresentados por eles não são suficientes para o recebimento da denúncia”, escreveu Lindôra.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo