Política

Sigilo de cem anos: 5 segredos de Bolsonaro que podem ser revelados em 2023

Cultos, pastores e o caso das rachadinhas são alguns dos temas que tiveram sigilo decretado e que poderão ser derrubados por Lula

Foto: MAURO PIMENTEL / AFP
Apoie Siga-nos no

Com a vitória do ex-presidente Lula (PT) neste segundo turno, cresce a expectativa da derrubada dos sigilos centenários impostos por Jair Bolsonaro (PL) durante seu mandato. A prática foi comum ao longo dos últimos 4 anos, mas Lula já prometeu – inclusive durante o debate da TV Globo – que pretende acabar com os segredos na primeira semana do novo governo para o qual foi eleito neste domingo 30. Veja a lista de cinco temas que estão sob o embargo dos decretos do ex-capitão:

Cartão de vacinação

Foto: EVARISTO SÁ/AFP

Um dos temas de maior expectativa para revelação é a informação se Bolsonaro se vacinou ou não contra a Covid-19. Publicamente ele diz que não foi imunizado e pregou contra as vacinas contra o vírus, mas se negou a mostrar qualquer comprovação. Instado a mostrar seu cartão de vacinação, ele decidiu, em 8 de janeiro de 2021, pelo sigilo de 100 anos pela alegação de que o tema diz ‘respeito à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem’.

Julgamento de Eduardo Pazuello

O presidente Jair Bolsonaro, em ato no Rio de Janeiro, junto ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello. Foto: Reprodução/CNN Brasil

Em maio de 2021, o general do Exército e ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, participou de um protesto em caminhão de som ao lado de Jair Bolsonaro (PL) no Rio de Janeiro. A ação é proibida pelo código de conduta dos militares e gerou, na ocasião, um processo disciplinar, que, ao ser concluído, não viu problemas na atitude do general. Os motivadores da conclusão, no entanto, foram colocados sob sigilo.

Entrada de pastores que pediram propina no Planalto

O presidente na companhia de Ribeiro e dos pastores-lobistas Gilmar Santos e Arilton Moura – Imagem: Ministério da Educação

Um dos segredos mais recentes que Bolsonaro tenta guardar pelos próximos 100 anos é a agenda de visitação dos pastores Arilton Moura e Gilmar Santos, acusados de liderarem um esquema de propina com verbas da Educação, no Palácio do Planalto e seus entornos. Os registros da circulação dos religiosos lobistas, no entanto, foram barrados por Bolsonaro.

Processo contra a rachadinha de Flávio Bolsonaro

Jair e Flávio Bolsonaro. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Jair Bolsonaro também busca impedir que os brasileiros saibam detalhes sobre uma investigação da Receita Federal que apura o envolvimento do seu filho, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), em um esquema de rachadinhas com o salário de assessores. A alegação, como de costumo, é de que os documentos contém ‘informações pessoais’. O caso é um dos itens mais aguardados para revelação, já que podem fornecer detalhes que desmontam – mais uma vez – a tese de que a atual gestão está livre da mácula da corrupção.

Cultos de Michelle Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (PL) junto à esposa Michelle e o pastor Silas Malafaia, no Reino Unido. Foto: Chip Somodevilla/POOL/AFP

Outro segredo do clã-Bolsonaro que poderá ser revelado por Lula em 2023 são os registros dos compromissos religiosos de Michelle Bolsonaro nas dependências oficiais. A agenda da primeira-dama na Granja do Torto foi colocada em sigilo pelo ex-capitão, que alegou questão se segurança. Na ocasião, o pedido foi feito por um cidadão, que queria saber quem organizava e quais eram os convidados nos cultos de Michelle, mas teve sua resposta negada. Um recursos na Justiça reduziu o prazo final para a revelação para 5 anos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo