Economia

Setores estratégicos devem ter a mão forte do Estado, diz ministro de Minas e Energia

Alexandre Silveira estuda uma política de recompra de refinarias para baixar preços dos combustíveis

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), mencionou a necessidade de “mão forte do Estado” em setores estratégicos da economia, ao defender a recompra de refinarias ou a gerência compartilhada com a iniciativa privada, mas sob o controle da Petrobras.

As declarações foram concedidas durante uma conversa com jornalistas, nesta sexta-feira 29.

O ministro afirmou que essa política dará mais estabilidade aos investidores. Além disso, acusou o governo de Jair Bolsonaro (PL) de ter sido “entreguista”.

“A economia comandada pelo ministro Paulo Guedes tinha um objetivo claro de entregar os setores estratégicos na mão da iniciativa privada”, afirmou.

“Eu acho que alguns setores de que o governo cuida são mais eficientes na mão da iniciativa privada. Mas eu concordo, em número, gênero e grau, com a leitura do presidente Lula de que os setores estratégicos do País têm que ter a mão forte do Estado, para que nós possamos garantir ao povo brasileiro dignidade.”

Segundo o ministro, a recompra das refinarias vendidas é “uma ideia possível”.

Silveira indicou que o objetivo dessa política é reduzir os preços de combustíveis e garantir suprimentos de energia elétrica. Ele citou o aumento dos preços dos combustíveis na Bahia, onde a refinaria Landulpho Alves foi vendida, pelo governo Bolsonaro, ao grupo Mubadala Capital.

Além da Landulpho Alves, Bolsonaro vendeu quatro refinarias:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo