Política
Secretário de Segurança Pública de SP defende ‘diálogo’ para desmobilizar acampamentos ilegais
Guilherme Derrite, um ex-PM, disse que ‘os manifestantes em São Paulo estão realizando suas manifestações de forma pacífica’ e que ordem dada pelo ministro Moraes será cumprida


O secretário de segurança pública de São Paulo, Guilherme Muraro Derrite, declarou em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira 9 que vai priorizar o diálogo na desmobilização dos acampamentos ilegais bolsonaristas no estado, e que não pretende usar a força.
“A gente vai, através do diálogo, informar os manifestantes que existe a ordem judicial de desmobilização dos acampamentos. Então, isso vai acontecer”, afirmou o secretário, que é ex-policial militar.
“Nós temos 24 horas para que essa ordem judicial seja cumprida e ela será cumprida com a maior tranquilidade possível, justamente por ter a certeza de que os manifestantes em São Paulo estão realizando suas manifestações de forma pacífica”, complementou, citando a ordem judicial do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, para a desmobilização dos acampamentos ilegais.
Ainda durante a entrevista, Derrite disse que a manifestação em São Paulo ‘não guarda relação com o que o ocorreu em Brasília’. Durante a entrevista, o secretário citou pelo menos 34 acampamentos ilegais bolsonaristas espalhados pelo estado.
Na manhã desta segunda, bolsonaristas atearam fogo em entulhos e pneus na Marginal Tietê, na altura da Ponte dos Remédios, bloqueando o fluxo a motoristas. Horas depois, a Polícia Militar informou que a via foi toda liberada após negociação com os golpistas. Na tarde de ontem, um grupo de manifestantes antidemocráticos fechou parcialmente a avenida 23 de Maio, próximo ao parque Ibirapuera, na zona sul da capital. O local foi liberado por volta das 17h30.
Ainda no domingo, o secretário publicou em suas redes sociais que o ‘direito à livre manifestação’ não poderia ser utilizado para cometer ‘atos de vandalismo’.
O direito à livre manifestação não pode ser utilizado para cometer atos de vandalismo. As forças de segurança de São Paulo seguem monitorando a situação em todo o estado e atuando para preservar o direito de todos. Policiamento reforçado nas sedes dos poderes.
— Guilherme Derrite (@DerriteSP) January 8, 2023
Mais cedo o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse que ‘manifestações perdem a legitimidade e a razão a partir do momento em que há violência, depredação ou cerceamento de direitos”, escreveu. ‘Não admitiremos isso em SP!”, completou.
Para que o Brasil possa caminhar, o debate deve ser o de ideias e a oposição deve ser responsável, apontando direções. Manifestações perdem a legitimidade e a razão a partir do momento em que há violência, depredação ou cerceamento de direitos. Não admitiremos isso em SP!
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) January 8, 2023
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Governador do Rio fala da desocupação de acampamentos bolsonaristas e diz que pode usar a ‘força’ se necessário
Por Agência O Globo
Bolsonaro é internado em hospital da Flórida com fortes dores abdominais
Por Wendal Carmo
Renan defende extradição e investigação de Bolsonaro após atos terroristas no DF
Por CartaCapital
Veja imagens da desmontagem dos acampamentos bolsonaristas em Brasília
Por CartaCapital
Após decisão de Moraes, bolsonaristas desmontam acampamento golpista no Rio
Por CartaCapital