Política

‘Sábias palavras’: quem é o deputado bolsonarista que elogiou declaração de Zema sobre o Nordeste

O governador de Minas chegou a mencionar ‘vaquinhas que produzem pouco’. As afirmações foram repudiadas pelo Consórcio Nordeste

O deputado etsadual Coronel Sandro (PL-MG). Foto: Luiz Santana/ALMG
Apoie Siga-nos no

O deputado estadual Coronel Sandro (PL) elogiou as declarações do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), contra estados do Norte e do Nordeste. As afirmações geraram uma onda de repúdio ao chefe do Executivo mineiro.

“Aproveito para parabenizar neste momento o governador Romeu Zema pelas sábias palavras quando se ergueu na defesa do Sul e do Sudeste para que tenhamos posição, no mínimo, igualitária, quando formos discutir a distribuição de recursos públicos”, disse Sandro. “Prova que é o melhor governador desse estado de todos os tempos.”

O discurso foi proferido pelo deputado na segunda-feira 29, durante evento na Assembleia Legislativa no qual o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu o título honorário de cidadão mineiro. Partiu de Sandro o projeto a viabilizar a honraria concedida ao ex-capitão.

Em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo no início de agosto, Zema disse ver o bloco Cossud  – Consórcio Sul-Sudeste – em desvantagem e afirmou que o grupo buscaria protagonismo.

“Ou você vai cair naquela história do produtor rural que começa só a dar um tratamento bom para as vaquinhas que produzem pouco e deixa de lado as que estão produzindo muito. Daqui a pouco, as que produzem muito vão começar a reclamar o mesmo tratamento”, afirmou o governador.

Logo em seguida, o Consórcio Nordeste emitiu uma nota de repúdio. “É importante reafirmar que a união regional dos estados Nordeste e, também, os do Norte, não representa uma guerra contra os demais estados da Federação, mas uma maneira de compensar, pela organização regional, as desigualdades históricas de oportunidades de desenvolvimento”, rebateu o presidente do consórcio e governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB).

Quem é o deputado que elogiou Zema

Sandro Lúcio Fonseca, que se apresenta como Coronel Sandro, tem 59 anos e é natural do município mineiro de Galileia. Ele é membro da reserva da Polícia Militar de Minas. Na ativa, comandou a corporação nas regiões de Governador Valadares e Teófilo Otoni. Também foi diretor-executivo da Universidade Vale do Rio Doce e da Fundação Percival Farquhar.

Ele assumiu neste ano seu segundo mandato na Assembleia Legislativa. Na legislatura anterior, presidiu a Comissão Extraordinária das Privatizações e integrou a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia.

Nas redes sociais, publica mensagens de apoio a Bolsonaro. “No final, Bolsonaro será o novo astro de ‘Missão Impossível’, depois de derrubar o Sistema”, escreveu em 20 de agosto no X, ex-Twitter.

Coronel Sandro se filiou ao PL em março de 2022. Antes, integrava o PSL, partido com o qual o DEM se fundiu para dar origem ao União Brasil.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo