CartaExpressa

Roberto Dias teve boletos pagos após assumir gestão na Saúde

Cruzamento de datas reforça a suspeita de irregularidades envolvendo o ex-diretor do Ministério da Saúde

Roberto Ferreira Dias Foto: Pedro França/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

Os boletos da Voetur Turismo, braço da VTCLog, emitidos em nome de Roberto Ferreira Dias só começaram a ser pagos depois que o ex-diretor de logística do Ministério da Saúde assumiu a gestão dos contratos da empresa investigada. A coincidência de datas foi revelada pelo jornal O Globo e reforça a suspeita de pagamentos de propina ao ex-diretor.

A transferência do contrato da VTC Log para o departamento de Dias aconteceu no dia 7 de maio. Onze dias depois, os boletos começaram a ser pagos. Ao todo, foram identificados pela equipe da Polícia Federal que integra a CPI da Covid nove boletos em nome de Dias. Todos foram quitados entre 18 de maio e 6 de julho, mas nenhum pagamento foi feito pela conta do próprio ex-diretor. A Voetur Turismo não apontou nos boletos quais serviços foram prestados a Dias.

Os valores devidos somam 47 mil e são referentes ao período de maio a julho deste ano, um gasto médio de 15,6 mil mensal em viagens ou outros serviços prestados pela empresa. O salário de Dias enquanto esteve na Saúde era de 10,2 mil reais líquidos. O ex-diretor ainda declarou outros 35 mil reais em rendimentos não tributáveis. A informação é de que há outros boletos que ainda não foram pagos.

Outra ‘coincidência’ que reforça a suspeita de corrupção é o fato de que o motoboy Ivanildo Gonçalves, responsável por sacar mais de 4 milhões de reais em nome da VTCLog, esteve nas agências bancárias nos mesmos dias e horas em que os boletos foram pagos. A suspeita é de que o pagamento tenha sido feito pela própria empresa como forma de oferecer vantagens ao ex-diretor.

O motoboy confirmou ter feito os saques a pedido de Zenaide de Sá Reis, do departamento financeiro da VTCLog. A funcionária lhe dava cheques para que retirasse os valores no banco e fizesse o pagamento de boletos. Em depoimento à CPI, ele não soube dizer se pagou documentos em nome do ex-diretor. Os sigilos de ambos foram quebrados pela comissão. Zenaide também prestará depoimento aos senadores.

A VTCLog afirmou que não sabe a qual departamento seu contrato com o governo federal está vinculado e negou que tenha feito pagamentos ao ex-diretor, que não se posicionou. O ministério da Saúde também não respondeu ao jornal.

Dias já foi ouvido pela CPI e é apontado como operador de um grande esquema de corrupção no governo federal. O ex-diretor é o principal suspeito de pedir propina na compra de vacinas e chegou a ser detido pela comissão de inquérito por mentir durante a oitiva.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.