Política

Reunião de grupo criado para discutir modelo de concessão do Santos Dumont é suspensa a pedido do governo do Rio

Gestão estadual alega que a participação de concessionárias não foi aprovada por unanimidade entre os representantes

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A segunda reunião do Grupo de Trabalho criado para discutir o modelo de concessão do Aeroporto Santos Dumont, marcada para esta segunda, foi suspensa após pedido do governo estadual à Secretaria de Aviação Civil (SAC).

Segundo o Governo do Rio, a SAC permitiu a participação irregular de concessionárias de aeroportos de Guarulhos, Brasília e Confins sem o consentimento de representantes estaduais presentes no Grupo de Trabalho — Firjan, governo estadual, Fecomércio e Associação Comercial do Rio de Janeiro. A reunião foi remarcada para esta quarta, sem a presença das concessionárias.

Liberar a participação das empresas que gerem os aeroportos em São Paulo, Brasília e Minas Gerais iria de encontro com as diretrizes presentes em Portaria que instituiu o Grupo de Trabalho, que determina o ingresso de novos participantes por aprovação unâmine dentro do colegiado.

O governo do estado acredita que “a presença das concessionárias concorrentes no GT é uma ameaça à construção de um edital que priorize o desenvolvimento do Estado e um hub logístico equilibrado e eficiente”.

O ex-secretário de Transportes do Rio e assessor da presidência da Fecomércio, Delmo Pinho, integrante do Grupo de Trabalho, avalia que a presença de representantes de concessionárias na reunião não é de interesse da população do Rio de Janeiro e não dominam o assunto:

— Elas têm que cuidar dos problemas nos lugares em que atuam, e o Rio de Janeiro, com o governo federal, tem que ter liberdade para discutir o modelo de concessão. Estamos falando de desenvlvimento futuro do estado e de aproveitamento da estrutura de aeroportos no Rio de Janeiro.

O Grupo de Trabalho envolve atuação conjunta entre os governos estadual e federal para discutir o modelo de concessão do aeroporto Santos Dumont, sem a participação do governo Eduardo Paes. Nesta segunda, a prefeitura do Rio enviou ofício ao Ministério da Infraestrutura pedindo para integrar o GT, mas ainda não obteve retorno.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo