Política

Relatório final da Transição tem 23 páginas dedicadas a ‘revogaço’ pós-Bolsonaro

As medidas, porém, ainda terão os impactos avaliados antes de serem sugeridas aos futuros ministros e ao presidente Lula

O ex-ministro Aloizio Mercadante. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

Coordenador dos grupos técnicos da equipe de transição, o ex-ministro Aloizio Mercadante afirmou nesta terça-feira 13 que o relatório final dos trabalhos possui cerca de 23 páginas destinadas apenas ao ‘revogaço’ que deve ser feito já nos primeiros cem dias do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

As medidas, porém, ainda terão os impactos avaliados antes de serem enviados aos futuros ministros e ao presidente eleito. A declaração foi dada no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, durante a cerimônia que encerra os trabalhos da transição.

Ali tem também revogaço. Só de revogaço, presidente, tem 23 páginas. Estamos revogando tudo. Tem 23 páginas, nós estamos passando por uma peneira bem fina para poder avaliar cada medida e suas implicações”, afirmou.

“Tudo isso agora vai para os novos ministros, que vão reanalisar o que está ali e decidir junto com o presidente o que será revogado e as medidas preliminares para esse início de governo”, completou.

Como mostrou CartaCapital, áreas como Meio Ambiente, Segurança Pública e Direitos Humanos estão entre as que proporam revogações em uma série de decretos, normativas e portarias do governo de Jair Bolsonaro (PL), que vão da flexibilização do armamento à nomeação de integrantes de comissões que investigam crimes da ditadura.

Desde o início dos trabalhos, a equipe de transição contou com cerca de 32 grupos temáticos, responsáveis pela produção dos diagnósticos sobre a gestão Bolsonaro. Grande parte dos integrantes – cerca de 939 – atuaram de forma voluntária, incluindo parlamentares aliados do novo governo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo