CartaExpressa

Relatora da CPMI do 8 de Janeiro quer acessar os e-mails trocados por Mauro Cid

O militar depõe à comissão nesta terça-feira 11, mas a comissão busca uma estratégia para driblar o eventual recurso ao silêncio

Eliziane Gama, relatora da CPMI. Foto Jane de Araújo/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

A relatora da CPMI do 8 de Janeiro, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA), apresentou um requerimento no qual solicita a quebra do sigilo telemático dos e-mails trocados pelo tenente-coronel Mauro Cid, quando ele ocupava o cargo de ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. O militar depõe à comissão nesta terça-feira 11.

O pedido é parte de uma estratégia para o caso de Cid decidir ficar em silêncio durante os questionamentos dos parlamentares. O militar conseguiu no Supremo Tribunal Federal uma liminar que garante seu direito de não produzir provas contra si mesmo no depoimento.

No requerimento, a senadora pede acesso às trocas de e-mails institucionais de Mauro Cid desde 1º de janeiro de 2022. A parlamentar ainda solicita que o presidente da CPMI, Arthur Maia (União-BA), convoque uma sessão extra após o depoimento do militar.

A ideia é votar os requerimentos de quebra de sigilo logo após a oitiva, para driblar o eventual silêncio de Cid e avançar nas investigações. Outros pedidos de quebra de sigilo já haviam sido apresentados à CPMI, como uma solicitação para acessar o conteúdo encontrado pela Polícia Federal no celular do ex-ajudante de ordens.

A decisão sobre a votação dos pedidos, contudo, caberá a Maia, responsável por definir as pautas das sessões.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo