Política

Randolfe: ‘O custo de um 2º turno pode representar a vida de muitos brasileiros’

A CartaCapital, o senador defende esforços para garantir a vitória de Lula no 1º turno: ‘Como dizia Brecht, a cadela do fascismo está sempre no cio’

Randolfe Rodrigues e Lula. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou nesta sexta-feira 8 ser importante que Lula (PT) vença as eleições presidenciais no primeiro turno, por não se tratar de um pleito “normal”, mas um em que “a democracia e o modo de vida do Brasil como conhecemos estarão em jogo”.

“O custo de um segundo turno pode representar a vida de muitos brasileiros. Como dizia [Bertolt] Brecht, a cadela do fascismo está sempre no cio”, disse Randolfe em entrevista a CartaCapital no YouTube. “Quanto mais próxima a possibilidade de Bolsonaro perder o governo – e ele e os seus sabem que o que os separa da prisão é a vitória ou a derrota nas eleições -, mais desesperados vão estar.”

Segundo o senador da Rede, a candidatura de Lula é de “união nacional” e, por isso, o petista “tem de conversar com a mídia alternativa, a Globo e a Record“. Para Randolfe, o desafio de Lula é se mostrar como “o representante de uma transição, para termos restabelecido o Estado democrático”. Neste sentido, a chapa com Geraldo Alckmin “é a síntese da necessidade de união nacional”.

Randolfe também ressaltou a necessidade de a sociedade se manter atenta a possíveis movimentos do presidente Jair Bolsonaro e do bolsonarismo para não aceitar uma derrota nas urnas.

“Eu não acho que seja uma possibilidade Bolsonaro conspirar contra a democracia e tentar a interrupção do regime democrático. Acho que é uma probabilidade, e temos de trabalhar com o cenário de que ele vai trabalhar com isso”, acrescentou. “É uma disputa que vale a vida, a geração e o Brasil.”

Assista à entrevista na íntegra:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo