Política

Quem é Ricardo Cappelli, escolhido como comandante interino do GSI

Cappelli ganhou projeção ao ser designado como interventor da Segurança Pública do DF após os atos golpistas de 8 de Janeiro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, assumirá interinamente o comando do Gabinete de Segurança Institucional, após o general Gonçalves Dias pedir demissão do cargo nesta quarta-feira 19.

Cappelli ganhou projeção neste ano ao ser designado como interventor da Segurança Pública do Distrito Federal após os atos golpistas de 8 de Janeiro. No dia 27 daquele mês, ele apresentou um relatório sobre falhas operacionais na tarde em que as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas por terroristas bolsonaristas.

Segundo o então interventor, não faltou informação prévia às ações golpistas. Ele mencionou um relatório da Secretaria de Segurança Pública do DF datado de 6 de janeiro, entregue naquela tarde ao gabinete do então secretário Anderson Torres, ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro. O documento já indicaria que a manifestação de extrema-direita era convocada com o objetivo de “tomada do poder”, mediante ameaça concreta de invasão de prédios públicos.

A intervenção se encerrou em 31 de janeiro. Naquele dia, em entrevista a veículos da Empresa Brasil de Comunicação, ele disse que a medida, decretada por Lula ainda no 8 de Janeiro, resultou de “uma quebra da confiança interfederativa”.

Cappelli é jornalista e pós-graduado em Administração Pública pela FGV. Ele foi indicado ao cargo no Ministério da Justiça pelo ministro Flávio Dino. 

O novo chefe interino do GSI fez parte do movimento estudantil e foi presidente da União Estadual de Estudantes do Rio de Janeiro e da União Nacional dos Estudantes. Também foi assessor de gabinete do vereador Fernando Gusmão, do Rio de Janeiro, entre 2000 e 2002, e trabalhou na Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude do governo do estado.

No governo da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT), trabalhou como secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social. Após ocupar diversos cargos de confiança, Cappelli passou a integrar em 2015 a equipe de Dino, à época governador do Maranhão. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo