Editorial

assine e leia

QI em baixa

De súbito, o governo se dispõe a uma faxina profunda e um raio de sol ilumina o cenário

Ao sair do depoimento prestado na PF, Bolsonaro mais uma vez engana seu povo – Imagem: Ton Molina/AFP
Apoie Siga-nos no

Só falta saírem os ratos do bueiro da capa, a começar pelas ratazanas da política e os figurões da casa-grande, sem esquecer dos frequentadores das redes sociais, na emissão e na recepção. Enfim, os responsáveis pelo atraso brasileiro cada vez mais escancarado à luz de qualquer análise desabrida e honesta. O tempo galopa e os dados, os números do retrocesso, apontam inexoravelmente para a desgraça, a fermentar de um tempo a outro.

Somos o segundo país mais desigual do mundo, de acordo com um estudo do Banco Mundial, e ainda o segundo, ao sabor do mesmo enfoque, de um relatório publicado pelas Nações Unidas em 2019. No primeiro caso, somos ultrapassados apenas pela África do Sul, país do ­Apartheid e, no outro, pelo Catar, campeão mundial em concentração de renda. Para a turba dos xeques médio-orientais também perdemos no confronto: 1% da população brasileira concentra 28,3% da renda total do País, enquanto, por lá, o 1% privilegiado embolsa 29% da renda.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo