Política

PT vai à Justiça contra Feliciano por fake news sobre Lula e evangélicos

O partido reagiu à tentativa do deputado bolsonarista de espalhar desinformação para minar o apoio ao ex-presidente no eleitorado evangélico

Jair Bolsonaro e Marco Feliciano. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O PT acionou a 10ª Vara Cível de Brasília (DF) contra o deputado federal Pastor Marco Feliciano (PL-SP) por divulgar notícias falsas sobre o candidato petista à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, e sua relação com os evangélicos.

Uma reportagem da Rádio CBN apontou na última segunda-feira 15 ter se espalhado entre evangélicos o boato de que Lula fechará templos religiosos caso volte ao poder. Diante desse cenário, o PT acelerou o movimento para rebater as acusações.

Pastor da Assembleia de Deus, Feliciano admitiu à emissora que tem apostado nessa pregação para “alertar” os seus seguidores.

“Conversamos sobre o risco de perseguição, que pode culminar no fechamento de igrejas. Tenho que alertar meu rebanho de que há um lobo nos rondando, que quer tragar nossas ovelhas através da enganação e da sutileza. A esmagadora maioria das igrejas está anunciando a seus fiéis: ‘tomemos cuidado’”, disse o bolsonarista à CBN. Posteriormente, reiterou as declarações a outros veículos.

Na ação judicial, o PT desta que Feliciano, “ao propagar as falas expostas, sem apresentar qualquer embasamento ou fundamento, trazendo ainda dados que não conferem com os oficiais, fere a imagem e a honra do Partido Interpelante, [e] tornam-se necessários esclarecimentos urgentes”.

A legenda cobra retratação de Feliciano ou a apresentação de esclarecimentos, como provas de que Lula fecharia igrejas, de que o PT distribuiu os chamados “kit gays” em colégios e de que o partido promoveu “qualquer ato no sentido de ‘erotização infantil'”.

Na última terça 16, Lula usou parte de seu primeiro discurso de campanha, no ABC Paulista, para rebater as fake news disseminadas por bolsonaristas a fim de tentar minar seu apoio entre eleitores evangélicos.

“Vocês sabem que o meu governo criou a lei que garantiu a existência do Dia da Marcha para Jesus. Bolsonaro é um fariseu, está tentando manipular a boa-fé de homens e mulheres evangélicos que vão à igreja tratar de sua fé e de sua espiritualidade”, criticou o petista em São Bernardo do Campo (SP). “Eles ficam contando mentiras o tempo todo, sobre o Lula, a mulher do Lula, sobre vocês. Não haverá mentiras nem fake news que mantenham você governando este País.”

Lula ainda afirmou que Bolsonaro “foi negacionista e não acreditou na Ciência, na medicina e nos governadores” ao longo da pandemia. E emendou: “Você acreditou na sua mentira, porque se tem alguém que é possuído pelo demônio, é esse Bolsonaro”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo