Política

Lula abre a campanha e rebate fake news sobre igrejas: ‘Se há um possuído pelo demônio, é o Bolsonaro’

No berço do sindicalismo paulista, o candidato do PT à Presidência disse que ganhará as eleições ‘porque o País precisa de nós’

Lula e Fernando Haddad em São Paulo. Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, deu o pontapé inicial na campanha eleitoral nesta terça-feira 16, com um pronunciamento na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Acompanharam Lula, entre outros, o postulante do PT ao governo paulista, Fernando Haddad; o candidato da aliança ao Senado, Márcio França (PSB); e a presidenta petista, Gleisi Hoffmann.

O primeiro ato da campanha ocorreria na manhã desta terça, com uma visita a uma fábrica na cidade de São Paulo. Por recomendação da Polícia Federal, porém, o PT cancelou a agenda. O argumento da corporação é de que não havia tempo hábil para organizar todos os preparativos necessários.

Uma pesquisa Ipec encomendada pela TV Globo e divulgada nesta segunda-feira 15 aponta que Lula lidera a disputa pelo Palácio do Planalto, com 12 pontos percentuais de vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL). No segundo turno, o petista bateria o ex-capitão por 16 pontos.

O ex-presidente usou parte de seu primeiro discurso de campanha para rebater fake news disseminadas por bolsonaristas a fim de tentar minar seu apoio entre eleitores evangélicos.

Uma reportagem da Rádio CBN apontou nesta segunda 15 ter se espalhado entre evangélicos o boato de que Lula fecharia igrejas em um terceiro governo. Diante desse cenário, o PT acelerou o movimento para rebater as acusações. O partido produziu um material no qual afirma que Lula “é cristão, nunca fechou e nem vai fechar igrejas”.

“Vocês sabem que o meu governo criou a lei que garantiu a existência do Dia da Marcha para Jesus. Bolsonaro é um fariseu, está tentando manipular a boa-fé de homens e mulheres evangélicos que vão à igreja tratar de sua fé e de sua espiritualidade”, criticou o petista no ABC. “Eles ficam contando mentiras o tempo todo, sobre o Lula, a mulher do Lula, sobre vocês. Não haverá mentiras nem fake news que mantenham você governando este País.”

Lula ainda afirmou que Bolsonaro “foi negacionista e não acreditou na Ciência, na medicina e nos governadores”. E emendou: “Você acreditou na sua mentira, porque se tem alguém que é possuído pelo demônio, é esse Bolsonaro”.

O líder das pesquisas de intenção de voto disse que ganhará as eleições de outubro “porque o País precisa de nós” e que os brasileiros “não vão ver mais criança pedindo esmola ou companheiro nosso dormindo na sarjeta”.

“A primeira medida que eu vou tomar quando ganhar as eleições é vir aqui dizer para vocês que eu vou reajustar a tabela do Imposto de Renda. ”

Em seu pronunciamento, Fernando Haddad declarou que os petistas firmariam “o compromisso de recolocar o Brasil na trilha do desenvolvimento e da justiça social”.

“Devolver o que foi tirado, devolver o futuro e a esperança que foram surrupiados por esses políticos que se aproveitam do cargo para capar o direito dos trabalhadores”, prosseguiu o candidato ao Palácio dos Bandeirantes. “A guerra não é fácil para quem mente sete vezes por dia, que é o que esse governo conta. Lula já foi preso uma vez, nos anos 70, e saiu da cadeia para chegar à Presidência. Agora, tentaram fazer o mesmo, e ele, que podia ter se refugiado em uma embaixada, não quis. Esperou a justiça ser feita para voltar para o braço de vocês e voltar a subir a rampa do Palácio do Planalto.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo