Política

PT recorre ao STF contra decisão de Kassio Nunes que salvou bolsonarista cassado pela Justiça

No mesmo dia, o ministro do STF – indicado por Jair Bolsonaro – livrou dois políticos alinhados ao ex-capitão

PT recorre ao STF contra decisão de Kassio Nunes que salvou bolsonarista cassado pela Justiça
PT recorre ao STF contra decisão de Kassio Nunes que salvou bolsonarista cassado pela Justiça
O ministro Kassio Nunes Marques, do STF. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O PT recorreu ao Supremo Tribunal Federal contra a decisão do ministro Kassio Nunes Marques que derrubou um julgamento do Tribunal Superior Eleitoral e manteve o mandato do deputado federal bolsonarista Valdevan Noventa (PL-SE).

Em março, o TSE confirmou por unanimidade uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe que condenou Noventa por abuso de poder econômico nas eleições de 2018, via captação e gastos ilícitos de recursos para a campanha.

Horas antes de livrar Valdevan Noventa da punição, Kassio Nunes – indicado por Jair Bolsonaro (PL) ao STF – já havia tomado a decisão de suspender uma determinação do TSE pela cassação do deputado estadual bolsonarista Fernando Francischini (União Brasil-PR), condenado no ano passado por propagar fake news contra o sistema eleitoral.

Segundo o PT, o despacho pró-Noventa de Kassio Nunes “atenta contra os preceitos processuais e gerará grave lesão à ordem pública, razão pela qual se utiliza da presente via de Suspensão de Liminar para requer desse eg. Supremo Tribunal Federal a restauração da decisão da Justiça Eleitoral”.

O PT também argumenta que, a apenas seis meses do fim da atual legislatura, a decisão do ministro do STF “provocará insegurança jurídica quanto à estabilidade” das decisões proferidas pelo TSE.

A peça protocolada pelo PT já está nas mãos do presidente do STF, Luiz Fux.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo