Política

PT quer resolver ‘entraves regionais’ com PSB até o fim de janeiro

Última conversa entre líderes petistas e pessebistas causou frustrações e esfriou negociações por federação partidária

Apoie Siga-nos no

A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, estipulou, nesta segunda-feira 10, um prazo até o fim de janeiro para resolver todos os ‘entraves regionais’ que ainda emperram a formação da federação partidária com o PSB para as eleições de outubro. O prazo foi estipulado pela parlamentar em conversa com o jornal Folha de S. Paulo.

A última rodada de negociações entre os líderes partidários do PT e do PSB frustrou as expectativas de quem esperava uma definição da aliança ainda em 2021. Na conversa, Carlos Siqueira (PSB) e Gleisi não chegaram a um acordo pelas candidaturas ao governo de São Paulo e Pernambuco.

No Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo os apoios ainda estão indefinidos, mas com maiores chances de acerto, segundo a própria presidente do PT indicou ao jornal.

“Vamos reunir o pessoal e começar com esses estados mais complicados”, afirmou Gleisi. A deputada também destacou que ‘não irá fazer cavalo de batalha’ em Pernambuco, mas acredita que o petista Humberto Costa teria legitimidade para ser o candidato da federação no estado, uma vez que o PSB ainda não tem um nome para apresentar em seu lugar.

Ao que tudo indica, portanto, São Paulo será o maior entrave para definir a aliança entre as duas siglas. O PT quer Fernando Haddad como candidato no estado, enquanto o PSB vê em Márcio França as maiores chances de vitória. As pesquisas indicam vantagem do petista nas intenções de voto.

Gleisi, porém, garante que as conversas seguem em aberto: “o PT de SP está muito firme na defesa dele [Haddad]. Mas isso é um processo…”.

Da aliança entre PSB e PT poderá sair a chapa presidencial entre Lula e Geraldo Alckmin. Dirigentes partidários garantem que o acerto entre os dois políticos não depende exclusivamente de acertos locais, mas veem a definição dos palanques estaduais como um facilitador.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar