Política

PT, PSOL e Rede protocolam pedido de impeachment contra Ibaneis Rocha

O pedido foi assinado por parlamentares, lideranças partidárias, junto a entidades sindicais e movimento estudantil

Governador do DF, Ibaneis Rocha.
Apoie Siga-nos no

O PSOL, PT e Rede apresentaram um pedido de impeachment contra o governador afastado, Ibaneis Rocha (MDB), por omissão nos ataques terroristas do último domingo, 8, em Brasília. 

Esse é o segundo pedido de impedimento do governador apresentado na Câmara Legislativa do Distrito Federal na segunda-feira 9. 

A legenda sustenta que Rocha cometeu crime de responsabilidade por não acionar as forças necessárias para impedir que os bolsonaristas tivessem acesso aos edifícios dos Três Poderes e por não agir para conter os invasores durante a depredação. 

“Houve clara e nítida omissão e negligência por parte do Governador que não fez a proteção das instituições brasileiras. Essa invasão anunciada se apresenta com conivência e apoio do Governador, vez que nada fez para evitar o ato terrorista previamente anunciado”, diz o documento, assinado por 48 pessoas.

Entre os signatários, estão parlamentares, como os parlamentares Fábio Félix (PSOL), Max Maciel (PSOL), Célia Xakriabá (PSOL-MG), Erika Kokay (PT-DF), lideranças partidárias, a entidade sindical dos servidores federais de educação e a União Nacional dos Estudantes (UNE).

Os representantes reforçam que houve tempo para atuação do governo da capital federal, haja visto, que o ato foi anunciado por lideranças bolsonaristas e as rodoviárias receberam aproximadamente de 100 ônibus para a ocasião. 

Na segunda 9, Rocha declarou que monitorava a chegada de bolsonaristas mas que não acreditava em “momento nenhum que essas manifestações tomariam as proporções que tomaram”. 

Junto a este fato, o documento ainda cita a indicação do ex-ministro da Justiça da gestão Bolsonaro, Anderson Torres, para a chefia da Secretaria de Segurança Pública do DF.

Torres foi acusado de omissão em dezembro do ano passado, quanto à tentativa de invasão à sede da PF em Brasília. Ele também foi avisado pela Abin sobre os ataques, mas diante a falta de atuação, foi exonerado pelo governador. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo