Política

PV apresenta pedido de impeachment contra Ibaneis Rocha

O partido pede que o governador afastado do DF responda pelo crime de responsabilidade e por negligência na contenção dos ataques terroristas

Representantes do PV apresentam pedido de impeachment do governador do DF, Ibaneis Rocha. Da esquerda para a direita, deputado federal Reginaldo Veras (PV-DF), presidente nacional do PV Eduardo Brandão, ex-deputado Leandro Grass e secretaria de comunicação Rayssa Tomaz - Foto: PV
Apoie Siga-nos no

O Partido Verde (PV) apresentou nesta segunda-feira 9 um pedido de impeachment do governador afastado Ibaneis Rocha (MDB) na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

A legenda sustenta que ele agiu em “absoluta negligência” em razão dos “atos comissivos e omissivos” sobre o ataque terrorista planejado por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Rocha apoiou formalmente a candidatura do ex-capitão à reeleição em 2022.  

A sigla pede que o governador seja investigado pelos crimes de responsabilidade, prevaricação, obstrução de justiça e crime de Interrupção do Processo Eleitoral. 

“No caso posto sob análise, ressumbre iniludível que o Excelentíssimo Senhor Governador do Distrito Federal, em associação com outras autoridades distritais ou não, retarda e deixa de praticar atos de incumbência do cargo que ocupa para satisfazer interesses e crenças pessoais“, diz o documento.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram policiais escoltando terroristas até a Esplanada dos Ministérios, outros até conversando. 

“Houve, eu diria, incompetência, má vontade ou má fé das pessoas que cuidam da segurança pública do DF”, afirmou o presidente Lula (PT) após a invasão.

A apresentação foi assinada pelo presidente nacional do PV, José Luiz Penna, o deputado federal Reginaldo Veras, Rayssa Tomaz, dirigente nacional, Eduardo Brandão, Presidente PV no DF e Leandro Grass, deputado federal. Além dos advogados do partido, Vera Lúcia Motta, Lauro Rodrigues e Caio Henrique.

O documento segue para análise do presidente e vice-presidente da Câmara Legislativa do DF, Wellington Luiz (MDB) e Ricardo Vale (PT). 

Leia:

PEDIDO IMPEACHMENT GOV DE BRASILIA – vers assinada

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo