Política

PT move ação contra Bolsonaro e Pazuello por falta de transparência

Bancada petista na Câmara acusa prática de improbidade administrativa em atraso de divulgação de dados sobre a covid-19

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello. Foto: Erasmo Salomão/MS
Apoie Siga-nos no

O PT moveu uma ação contra o presidente Jair Bolsonaro e o ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, na Procuradoria-Geral da República (PGR), por prática de improbidade administrativa em função do atraso na divulgação dos dados da situação do novo coronavírus no Brasil.

A petição é de autoria da bancada petista na Câmara dos Deputados, liderada pelo deputado federal Enio Verri (PT-PR). No documento, os parlamentares sustentam que o governo quer impedir que a informação esteja à disposição da população brasileira.

“O retardo da publicação de atualização dos dados sobre a covid-19, provocado pelo Ministério da Saúde, a mando do presidente da República com o exclusivo intuito de impedir a transmissão das informações nos meios de comunicação de maior alcance à população brasileira, sem dúvida infringiu os princípios da publicidade e transparência, uma vez que tentam cercear o direito da sociedade de saber a realidade sobre a pandemia que vivemos”, diz o texto.

 

Os deputados afirmam que o Palácio do Planalto descumpre o artigo 37 da Constituição Federal e os preceitos da Lei 12.527/2011, que trata do acesso à informação. Eles citam ainda a declaração em que Bolsonaro afirmou que “acabou matéria no Jornal Nacional”, reforçando a tese de que o governo atrasa a divulgação dos dados para driblar os horários dos telejornais.

Nesta segunda-feira 8, a Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu que o governo assegure a transparência nas informações sobre a covid-19 no Brasil. No entanto, na semana passada, Bolsonaro ameaçou romper com a entidade por enxergar atuação com “viés ideológico”.

Nas redes sociais, Enio Verri acusou Bolsonaro de cultivar “mentiras e bravatas” em relação à pandemia do novo coronavírus.

“Sou um dos signatários da petição impetrada na PGR, contra Bolsonaro, por ele atrasar a atualização dos dados da galopante epidemia que a sua negligência cultivou com mentiras e bravatas. Bolsonaro responderá por improbidade administrativa, mas já está condenado pela história”, escreveu.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo