Política

PT entra com ação contra Eduardo Bolsonaro na Câmara por ‘apologia à tortura’

O partido ingressou no Conselho de Ética para que o parlamentar preste depoimento após ofensa contra a jornalista Miriam Leitão

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Partido dos Trabalhadores entrou com uma representação no Conselho de Ética da Câmara contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por “apologia à tortura” em uma declaração sobre a perseguição à jornalista Miriam Leitão na ditadura militar.

Em postagem no Twitter, Eduardo Bolsonaro disse ter “pena da cobra”, em referência ao episódio em que a jornalista foi trancada em uma sala com uma jiboia por agentes da repressão, enquanto estava grávida de um mês.

O PT argumenta que houve quebra de decoro parlamentar por parte do filho do presidente Jair Bolsonaro (PL) e requer depoimento no Conselho de Ética, com aplicação de “sanções cabíveis”.

“Trata-se de mais uma ação em que se faz apologia à tortura e à ditadura militar, numa postura de intolerância e ódio dentre tantos que vem pautando a trajetória política do Representado, sem que nenhuma providência seja adotada por essa Casa Legislativa, fazendo com que a impunidade continue a grassar e estimular o comportamento intolerante e criminoso do referido Deputado Federal”, diz o documento de 19 páginas.

Mais cedo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que “comemorar o sofrimento alheio é perder a humanidade”. PSOL e a Rede Sustentabilidade, por sua vez, pediram a cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro e descreveram a declaração do congressista como “abjeta, repugnante e criminosa”.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo