Política

PT e PSOL avançam em plano econômico para a campanha de Lula; Previdência segue em debate

Os psolistas devem chancelar o apoio à candidatura do ex-presidente no próximo sábado 30, durante sua Conferência Eleitoral

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

PT e PSOL chegaram a um acordo nesta terça-feira 26 sobre aspectos considerados fundamentais para o programa econômico encabeçado por Lula (PT). Os psolistas devem oficializar o endosso à chapa petista em Conferência Eleitoral marcada para o próximo sábado 30.

Nesta terça, reuniram-se em São Paulo os presidentes do PSOL, Juliano Medeiros, e do PT, Gleisi Hoffmann. Guilherme Boulos e Aloizio Mercadante também marcaram presença no encontro.

A CartaCapital, Medeiros classificou o acordo como “algo inédito”, por “colocar no centro do debate da esquerda um programa para enfrentar a crise, em vez de discutir espaços ou cargos no governo”.

“O principal é a revogação da Reforma Trabalhista e do Teto de Gastos”, avaliou o presidente do PSOL. “Também o desenvolvimento de uma política de combate à crise climática e a Reforma Tributária, com a necessidade de que os bilionários passem a pagar impostos no Brasil e de que esses recursos sejam usados para financiar adequadamente políticas públicas.”

Segundo Juliano Medeiros, não houve convergência sobre a revogação – defendida pelo PSOL – da Reforma da Previdência, aprovada já sob o governo de Jair Bolsonaro. Os partidos, no entanto, manterão o diálogo em meio à construção do programa de Lula.

A revogação do Teto e da Reforma Trabalhista – considerada por amplas parcelas da esquerda uma das mais amargas medidas aplicadas após o golpe de 2016 – já havia sido defendida pelo programa da federação composta por PT, PCdoB e PV.

Outros pontos em que houve concordância de PT e PSOL são o aumento real do salário mínimo, uma reforma agrária ecológica, a democratização da comunicação, o combate à violência policial e a adoção de políticas contra a LGBTfobia.

O ato de lançamento da chapa de Lula e Geraldo Alckmin (PSB) ocorrerá em São Paulo, em 7 de maio. Quatro dias antes, o Solidariedade, de Paulinho da Força, promoverá uma cerimônia na capital paulista para oficializar seu apoio à candidatura do ex-presidente.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo