Política

‘Bolsonaro foi estúpido’, diz Lula sobre indulto a Daniel Silveira

Petista disse que evitou comentar o assunto para não dar mais espaço na mídia para o atual presidente

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) criticou nesta terça-feira 26 o indulto concedido ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com o petista, o perdão foi uma ‘estupidez’ que demonstra a ‘mediocridade’ do ex-capitão.

Em entrevista coletiva a canais de mídia independente em Brasília, o ex-presidente também rebateu críticas por não ter comentado o assunto.

“Eu acho que Bolsonaro foi estúpido quando fez essa graça que ele fez. Ele acha que é graça mesmo, não do ponto de vista jurídico, mas graça de sorrir. Eu acho que ele foi medíocre”, criticou.

Já sobre não ter se posicionado anteriormente sobre o tema, Lula alegou que preferiu não se manifestar para não conceder ainda mais espaço na mídia para Bolsonaro. “Eu nem comentei nada, porque tudo o que ele queria aconteceu. Ele abafou o carnaval e ficou no auge do noticiário. Tudo o que ele quer é permanecer no noticiário, não se importa se é bom ou ruim”, justificou.

Antes na entrevista, Lula já havia citado o indulto de forma mais breve ao criticar a relação mantida entre Bolsonaro, o Centrão e o Congresso Nacional por meio do orçamento secreto.

“Nunca antes teve um presidente tão rastejante, ele não tem força nenhuma, nem o orçamento, que é algo que ele teria que executar, ele não executa, quem faz são os presidentes da Câmara e do Senado”, disse.

“Bolsonaro vive de favor, fazendo seus decretos lei e indulto fora de hora. Ele vive transformando qualquer coisinha que seus filhos fazem em sigilo de 100 anos, tudo é 100 anos. Mas nós vamos dar um jeito nisso, se preparem”, acrescentou.

Lula ainda lamentou os ataques feitos por Bolsonaro aos ministros do Supremo Tribunal Federal. Segundo disse, as declarações do ex-capitão seriam indícios da anormalidade política instalada no Brasil pelo atual governo.

“Você acha que é normal a briga entre o presidente e a Suprema Corte? Não é normal, não tem que ficar trocando farpas. Um julga e outro governa e cada um tem que cumprir sua função”, defendeu Lula.

Futuro de Daniel Silveira

Na conversa, Lula disse que, após a repercussão do caso, é provável que Silveira tenha mais votos do que alcançou na eleição anterior.

“Ele [Bolsonaro] transformou o indulto em um fato político e a imprensa, desde quinta-feira, não fala em outra coisa a não ser nisso”, avaliou. “Se o deputado for candidato vai ter o triplo de votos que teve porque ficou conhecido”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo