Justiça

Presidente do TCU vê mais uma ‘dobradinha’ entre Moro e Deltan na Lava Jato e aciona o STF

O pedido de Bruno Dantas para acessar diálogos obtidos pela Spoofing já chegou ao ministro Dias Toffoli

Sergio Moro e Deltan Dallagnol. Fotos: Jefferson Rudy/Agência Senado e Lula Marques/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, acionou o Supremo Tribunal Federal para obter acesso às mensagens trocadas por procuradores da Lava Jato apreendidas na Operação Spoofing.

Na peça, direcionada ao ministro Dias Toffoli, Dantas reproduz trechos de diálogos protagonizados em 2018 por Deltan Dallagnol, então procurador-chefe da força-tarefa de Curitiba.

A um interlocutor identificado apenas como “PG”, Deltan anunciou a produção de uma nota contra Bruno Dantas, “a pedido da JF”. O presidente do TCU entende que a sigla pode representar Justiça Federal, em referência à 13ª Vara de Curitiba, à época comandada por Sergio Moro.

“Tais excertos revelam possíveis interações entre procuradores e magistrados com o escopo de desgastar a imagem de membro do Tribunal de Contas da União junto à mídia e à opinião pública, cujo contexto e extensão somente podem ser conhecidos com o acesso à integra das mensagens”, sustenta Dantas.

Na ocasião, Bruno Dantas havia criticado uma decisão proferida por Moro a vedar a utilização, pela Receita, pelo TCU e por outros órgãos, de provas colhidas no âmbito da Lava Jato.

A Toffoli, o presidente do TCU pede a extensão em seu favor de decisões do ministro aposentado Ricardo Lewandowski que concederam o acesso às provas da Spoofing por outros peticionários.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo