Política

Possível mudança no Ministério do Turismo seria um ‘voto de confiança’ ao União Brasil

Daniela Carneiro, importante para Lula no segundo turno, está em vias de deixar o União e se filiar a outra legenda

Foto: Evaristo Sa/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) teve de ouvir nos últimos dias diversas cobranças para promover trocas em sua Esplanada dos Ministérios. Até aqui, a mais cotada a perder seu lugar no primeiro escalão do governo é Daniela Carneiro (União-RJ), do Turismo.

Nomeada por Lula após ser uma peça importante na construção de apoio ao petista em Belford Roxo (RJ) no segundo turno, Daniela está em vias de deixar o União e se filiar a outra legenda – possivelmente o Republicanos, embora seu presidente, Marcos Pereira, negue a intenção de compor a base do governo.

O pedido de Daniela para se desfiliar do União sem ser punida por infidelidade partidária está nas mãos do Tribunal Superior Eleitoral. Ela e outros parlamentares que reivindicam a saída alegam que a cúpula da sigla recorre a “expedientes autoritários”.

A relação entre Lula e o União Brasil está estremecida desde o início do mandato. O partido controla direta ou indiretamente três ministérios, mas não vota com o Palácio do Planalto nas principais matérias analisadas pela Câmara. Deputados do União alegam não se sentir contemplados pelos ministros correligionários.

O mais cotado a ganhar a vaga de Daniela é o deputado Celso Sabino (União-PA), próximo ao presidente da sigla, Luciano Bivar, e ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Parlamentares do União já deixam circular sinais de que veem com bons olhos a possível troca, encarada como um “voto de confiança” ao partido.

O União Brasil também chefia o Ministério das Comunicações, com Juscelino Filho, outra figura a acumular desgate nos primeiros meses do governo e figurar como possível alvo de mudanças na Esplanada. Por fim, entra na cota do partido o ministro da Integração Regional, Waldez Góes – embora filiado ao PDT, é uma indicação do União.

Celso Sabino, ex-tucano, está em seu segundo mandato na Câmara dos Deputados. Ele é vice-líder do megabloco formado por União, PP, PSDB, Cidadania, PDT, PSB, Avante, Solidariedade e Patriota. Também integra a Frente Parlamentar Mista para Promoção da Saúde Mental.

Sua campanha de deputado em 2022 recebeu pouco mais de 3 milhões de reais – do total, 2,5 milhões vieram da Direção Nacional do PL e quase 160 mil da Direção Estadual do partido.

Ele se formou em Direito e Administração pelo CESUPA e pela Unama. É pós-graduado em Controladoria, Auditoria e Gestão Financeira pela FGV. Também tem um doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais na UMSA, da Argentina.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo