Política

Porto Alegre: Vereador do PSOL volta a receber ameaça de morte e atribui ação a grupo da deep web

‘É gente que não quer ver negras e negros no exercício do poder legislativo, e isso é um ataque à democracia’, criticou Matheus Gomes

Créditos: Reprodução Instagram Créditos: Reprodução Instagram
Apoie Siga-nos no

O vereador de Porto Alegre Matheus Gomes (PSOL) voltou a ser alvo de ameaças de morte. Em 27 de dezembro, o político recebeu uma mensagem em seu e-mail institucional na qual há menção a ‘um possível ataque a tiros ao conjunto da Bancada Negra’.

No texto, de autoria anônima e atribuída à sigla RWA, o remetente diz estar perto dos vereadores e cita particularidades sobre o funcionamento da Casa Legislativa. O responsável ainda debocha das investigações e declara aguardar os policiais para ‘servir um chimas’ – um chimarrão.

Não se trata de um caso isolado. Em 6 de dezembro, uma mensagem semelhante foi encaminhada à bancada negra da Câmara de Porto Alegre, composta também pelas vereadoras Daiana Santos (PCdoB), Karen Santos (PSOL), Bruna Rodrigues (PCdoB) e Laura Sito (PT).

“Não se trata de um ataque individual. Ali se reafirma um ataque contra a bancada negra, que tem a representação do movimento social negro da cidade de Porto Alegre – mas não só, [porque] temos ali uma série de coletivos, de representações de periferia, de lutas LGBT, culturais, de movimentos de meio ambiente. É um ataque conjunto a quem se vê representado por esses parlamentares”, afirmou Gomes a CartaCapital.

O psolista avalia que a autoria da mensagem pode estar relacionada ao grupo Dogolochan, fórum extremista que atua na chamada deep weeb. “O conteúdo das mensagens tem conotação neonazista, termos que remetem a expressões eugênicas. É gente que não quer ver negras e negros no exercício do poder legislativo, e isso é um ataque à democracia como um todo”, atesta o vereador, o 5º mais votado em Porto Alegre em 2020.

Gomes entende que o ataque se insere em um contexto político que favorece ameaças e perseguições, atitudes também capitaneadas pelo presidente Jair Bolsonaro. “Não tenho dúvidas de que seus discursos e ações de ataque à democracia, de desrespeito a mulheres, negros e negras, a LGBTs e a povos indígenas favoreçam esse tipo de violência”, prosseguiu, ao citar o episódio em que a Câmara de Porto Alegre foi invadida por um grupo antivacina. Alguns integrantes carregavam cartazes com símbolos nazistas.

A vítima das ameaças cobra celeridade nas investigações e afirma que já foram notificadas a Polícia Civil de Porto Alegre, a Câmara Municipal e a comissão de Direitos Humanos da Casa. “Precisamos de uma investigação profunda, séria  e ágil por parte da inteligência da Polícia Civil, da secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul e até da Polícia Federal.”

“Precisamos defender nossos mandatos e nossas vidas, que é algo que extrapola qualquer tipo de diferença política”, completou.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul afirmou que o caso já está sob investigação da Polícia Civil na Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância (DPCI) da Capital. Ainda de acordo com a pasta, a recente ameaça ao vereador foi incluída na apuração em curso que já considerava o primeiro ataque à bancada negra da Câmara.

“Será tratado com a devida atenção, uma vez que a ameaça a parlamentares representa uma afronta ao regime democrático”, afirmou a SSP.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo