Política

Pimenta reage a ameaças de Musk: ‘Não vamos ser intimidados’

Dono o X foi incluído pelo ministro Alexandre de Moraes no Inquérito das Milícias Digitais após publicar ameaças ao Supremo Tribunal Federal

O ministro da Secom, Paulo Pimenta. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ministro da Secretaria de Comunicações, Paulo Pimenta, se manifestou, pelo X (antigo Twitter) sobre a decisão do ministro Alexandre de Moraes de incluir Elon Musk, dono da rede social, no Inquérito das Milícias Digitais.

A decisão do integrante do Supremo Tribunal Federal de investigar o bilionário aconteceu após Musk proferir diversas ameaças contra o ministro, incluindo a de não respeitar as decisões do Judiciário sobre o bloqueio de perfis na plataforma.

Na postagem, Pimenta celebrou a ordem do ministro do STF e disse que o Brasil não será intimidado pelas ameaças de Musk. O bilionário já flertou com golpes na América Latina em suas redes sociais. O caso mais emblemático é da Bolívia.

Para o representante do governo federal, as novas declarações de Musk com ataques ao Supremo Tribunal Federal ferem a soberania nacional e representam uma ameaça à Constituição Nacional.

“Não vamos ser intimidados. Nosso país é soberano e ninguém vai impor sua vontade autoritária e fazer valer a lógica de que o dinheiro faz o seu ‘modelo de negócios’ estar acima da Constituição Federal”, declarou o ministro responsável pela comunicação de Lula (PT).

Ainda de acordo com o ministro, Musk e todos que seguirem na cruzada contra a democracia no Brasil serão responsabilizados:

“O Brasil não é e não será o quintal da extrema-direita. Todos que atentarem contra a democracia serão responsabilizados na forma da lei”, escreveu Pimenta.

‘Instrumentalização criminosa do X’

Neste domingo 7, o ministro do STF determinou a inclusão do empresário no Inquérito das Milícias Digitais, que mira grupos que atentam contra a democracia brasileira.

Segundo Moraes, Musk praticou, em tese, uma “dolosa instrumentalização criminosa” da rede social. O magistrado também determinou a abertura de um inquérito contra o bilionário.

O despacho ordena que o X se abstenha de desobedecer qualquer decisão judicial, incluindo a reativação de perfis suspensos pelo Supremo, sob pena de multa diária de 100 mil reais por conta, além de outras consequências legais.

Musk ainda não comentou diretamente o caso. Após a decisão, porém, fez uma publicação citando o Brasil com a expressão ’empilhar o baralho’ (em inglês). A expressão é usada para dizer que alguém está sendo desonesto em um jogo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo