Política
PF prende no Maranhão homem que ameaçou assassinar Alexandre de Moraes
‘Cuidado, meu amigo. Meus homens já estão de olho em ti em Brasília e em São Paulo’, disse ‘Sarneyzinho’ nas redes sociais
A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira 16 Antônio José Santos Saraiva, um político do PSDB conhecido como Sarneyzinho do Maranhão, autor de ameaças ao ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.
Em vídeo que circula nas redes sociais, Sarneyzinho afirma ter ordenado a “seus homens” a execução de Moraes, também presidente do Tribunal Superior Eleitoral.
“Cuidado, meu amigo. Meus homens já estão de olho em ti em Brasília e em São Paulo. A minha ordem é para te executar”, ameaçou. “Cuidado com tua vida, vagabundo.”
Na gravação, ele também defendeu “fuzilar esse vagabundo” e chamou Moraes de “bandido”.
A prisão, realizada em Dom Pedro (MA), ocorreu após pedido do Ministério Público Federal no âmbito de uma representação protocolada pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).
Nas eleições de 2018, Antônio José foi candidato a deputado estadual pelo PSDB e chegou ao Legislativo como suplente. Após a prisão, a Executiva Nacional do partido afirmou em nota ter decidido expulsar “Sarneyzinho”.
“Rechaçamos e condenamos veementemente tal postura e reforçamos que o agora ex-filiado não tem qualquer história ou relevância dentro do partido”, diz o texto.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
PGR é contra incluir a depredação bolsonarista no DF em inquéritos no STF
Por CartaCapital
Veja armas apreendidas pela PF em megaoperação que mirou atos golpistas
Por CartaCapital
Megaoperação da PF mirou atos golpistas e cumpriu mais de 100 mandados; entenda
Por CartaCapital



