CartaExpressa

PF prende homem que ameaçou atirar em Lula durante visita ao Pará

O fazendeiro chegou a tentar descobrir o hotel em que o presidente se hospedará em Santarém, para a Cúpula da Amazônia no Pará

Brasília (DF), 20/07/2023 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia em homenagem aos 150 de nascimento de Alberto Santos Dumont, patrono da Aeronáutica e considerado o Pai da Aviação. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira 3 um fazendeiro do Pará que ameaçou “dar um tiro” em Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante a visita do presidente ao estado, na semana que vem.

Arilson Strapasson chegou a tentar descobrir o hotel em que Lula se hospedará em Santarém, entre 4 e 7 de agosto, para a Cúpula da Amazônia no Pará.

Ele responderá pelos crimes de ameaça e incitação de atentado contra autoridade por motivação política. O fazendeiro também é investigado por suposta relação com grilagem de terras e garimpo na região.

Segundo a PF, ele foi preso enquanto comprava bebidas em uma loja. Na ocasião, teria dito que daria um tiro na barriga de Lula e questionado aos presentes onde o presidente se hospedaria.

Uma das testemunhas realizou uma denúncia logo após o episódio. À PF, o homem preso afirmou ter participado dos atos de 8 de Janeiro, em Brasília, e invadido o Salão Verde da Câmara dos Depuados.

Strapasson também disse ter participado das manifestações em frente ao 8º Batalhão de Engenharia de Construção em Santarém durante 60 dias ininterruptos e, inclusive, financiado a manifestação com mil reais todos os dias.

Durante as diligências, os investigadores da PF encontraram um comprovante de compra e venda de um imóvel na região no valor de 2,5 milhões de reais.

Nas redes sociais, o ministro Flávio Dino disse que a PF “seguirá aplicando a lei contra criminosos”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo