Política
PF faz operação contra criador de perfil falso de Lewandowski
Suspeito teria usado nome e foto do ministro em perfil nas redes sociais
A Polícia Federal cumpre, nesta quinta-feira 28, buscas contra um homem suspeito de criar um perfil falso em rede social para o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.
As medidas são cumpridas na cidade de Osasco, em São Paulo.
Segundo a PF, o suspeito criou uma conta no Instagram utilizando o nome e a foto de Lewandowski, sem autorização ou conhecimento do ministro.
“A investigação terá continuidade para esclarecer qual era o objetivo do investigado com a criação de perfil falso, bem como para verificar se outras autoridades públicas foram vítimas desse crime”, diz em nota.
A investigação busca a motivação do homem com a criação da conta. A PF também apura se outras autoridades públicas foram alvos do crime.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
PGR pede arquivamento de inquérito contra Telegram e Google por ações contra PL das Fake News
Por André Lucena
Estado não hesitará em usar ‘poder de polícia’ para barrar fake news, diz Lewandowski
Por Wendal Carmo



