CartaExpressa
Petrobras desmente Bolsonaro sobre redução de preço dos combustíveis
Presidente havia afirmado neste domingo que empresa anunciaria redução no preço ainda nesta semana


A Petrobras desmentiu o anúncio feito pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) de que a empresa anunciaria uma redução no preço dos combustíveis. O comunicado da estatal foi divulgado nesta segunda-feira 6, um dia depois de o ex-capitão garantir a queda nos valores para o consumidor final.
“A Petrobras monitora continuamente os mercados, o que compreende, dentre outros procedimentos, a análise diária do comportamento de nossos preços relativamente às cotações internacionais. A Petrobras não antecipa decisões de reajuste e reforça que não há nenhuma decisão tomada por seu Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP) que ainda não tenha sido anunciada ao mercado”, informou a estatal em comunicado.
Bolsonaro havia dito no domingo que os valores na bomba cairiam semana após semana, sem fornecer muitos detalhes de qual seria o percentual de redução.
“A Petrobras começa nesta semana a anunciar redução no preço do combustível”, disse em entrevista ao site Poder360. “A gente anuncia agora, esta semana, pequenas reduções, a princípio toda semana”, acrescentou.
De acordo com a empresa, “ajustes de preços de produtos são realizados no curso normal de seus negócios e seguem as suas políticas comerciais vigentes”.
No texto, a Petrobras reforçou que seguirá com a atual política de preços, que segue a variação do dólar e é também influenciada pelo preço do barril de petróleo no mercado internacional. O atual modelo de precificação tem sido duramente criticado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Bolsonaro não diz como, mas afirma que Petrobras anunciará redução no preço do combustível
Por CartaCapital
A verdadeira causa do aumento do preço dos combustíveis
Por Jean Paul Prates