Política

Pela origem, não acredito que vacina chinesa transmita segurança, diz Bolsonaro

Presidente não mencionou que Coronavac é desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan e disse que a China tem ‘descrédito’ com povo

PRESIDENTE JAIR BOLSONARO. FOTO: SERGIO LIMA/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro declarou, em entrevista na noite de quarta-feira 21, que o Brasil não irá comprar vacina da China por conta de sua origem.

“Acredito que teremos a vacina de outros países, até mesmo a nossa, que vai transmitir confiança para a população. A da China, lamentavelmente, já existe um descrédito muito grande por parte da população, até porque, como muitos dizem, esse vírus teria nascido lá”, disse à Rádio Jovem Pan.

A fala contrasta com as justificativas que o próprio presidente deu para desautorizar o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, quando pressionou pela suspensão de compromisso de comprar 46 milhões da Coronavac para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O imunizante é desenvolvido entre o laboratório chinês Sinovac-Biotech e o Instituto Butantan.

“Da China nós não comparemos, é decisão minha. Eu não acredito que ela [vacina] transmita segurança suficiente para a população pela sua origem”, repetiu Bolsonaro à Jovem Pan.

No entanto, a Coronavac encontra-se na mesma fase de testes do que três outros fármacos já protocolados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), incluindo a vacina Oxford-Fiocruz, cujas doses o Ministério da Saúde já encomendou mesmo sem a comprovação final de que a vacina é efetiva.

No começo da semana, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou em coletiva que a Coronavac era a vacina “mais segura do mundo” até o momento devido aos resultados a respeito dos efeitos colaterais nos voluntários que tomaram duas doses da vacina.

Mesmo com esses elementos, Bolsonaro afirmou que “outras vacinas que estão em estudo poderão ser comprovadas cientificamente.”. “Não sei quando, pode durar anos inclusive. E nós também estamos trabalhando com o Butantan para conseguir a vacina”, acrescentou, mesmo sem mencionar que a vacina do Butantan é desenvolvida em parceria com o laboratório chinês.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo