Diversidade

Parlamentares criam a primeira bancada LGBT+ do Brasil

Grupo reúne mandatos municipais, estaduais e federais de LGBTs em todo o Brasil para coordenar combate à LGBTfobia; reuniões serão mensais

Parlamentares LGBT+ participam de encontro no México. Foto: VoteLGBT
Apoie Siga-nos no

Vinte parlamentares criaram a primeira bancada nacional LGBT+. A iniciativa ocorreu na sexta-feira 21, durante o VI Encontro de Lideranças Políticas LGBTI das Américas e do Caribe, no México.

A iniciativa reúne mandatos municipais, estaduais e federais de todo o Brasil e conta com o apoio da ONG VoteLGBT. O foco do grupo será combater o ‘sistemático ataque aos direitos LGBT+’ promovidos pela extrema-direita. O grupo conta com a participação de parlamentares como a deputada federal Erika Hilton, Duda Salabert e a deputada estadual Linda Brasil.

No encontro, a comitiva brasileira, formada por mais de 23 políticos, integrantes do governo e de organizações sociais, reforçou a necessidade de se cobrar do Estado brasileiro uma política efetiva no combate à violência política contra candidatos LGBT+, assim como conter o avanço da extrema-direita e seu projeto anti-LGBT.

O documento, assinado pelos mais de 20 parlamentares formalizando a aliança nacional, destaca a importância de estruturar mandatos e defender os parlamentares LGBT+ em todas as instâncias da política brasileira.

“É necessário que o Estado brasileiro reconheça e desenvolva uma política pública de enfrentamento à violência política também em seu caráter LGBTfóbico”, destaca trecho da carta assinada.

A bancada ressalta que a violência enfrentada por LGBTs na política, embora seja em grande parte um projeto da extrema-direita, também está presente nos partidos da esquerda e precisa ser tratado como uma questão geral na sociedade e que o combate a subnotificação é parte importante.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo