Política

MP Eleitoral pede investigação de deputado bolsonarista por transfobia contra Erika Hilton

O episódio aconteceu durante uma sessão da CPMI do 8 de Janeiro

O deputado bolsonarista Abilio Brunini. Foto: Reprodução/TV Senado
Apoie Siga-nos no

O Ministério Público Eleitoral pediu a abertura de uma investigação contra o deputado federal Abílio Brunini (PL-MT) por transfobia e violência política de gênero contra a deputada Érika Hilton (PSOL-SP).

A representação, assinada pelo procuradora Raquel Branquinho Nascimento, foi encaminhada à Procuradoria-Geral da República, responsável por apurar eventuais desvios de conduta dos parlamentares.

O episódio de transfobia aconteceu durante uma sessão da CPMI do 8 de Janeiro.

O deputado bolsonarista fez uma insinuação transfóbica contra Hilton ao dizer que ela estaria “oferecendo seus serviços” para cuidar de suposta carência do parlamentar. As declarações foram repudiadas por integrantes da CPMI durante a audiência.

No ofício à PGR, a procuradora justificou a abertura da apuração com base no crime de violência política de gênero.

“Os fatos dependem de apuração, inclusive mediante análise do sistema audiovisual do local onde se estabeleceram os debates, das câmeras de filmagens, depoimentos de testemunhas, dentre outras diligências cabíveis.”

Destacou, ainda, que as declarações, se comprovadas durante a investigação, podem configurar “um ataque a esse grupo específico de mulheres, com o propósito de impedir ou dificultar o exercício do mandato eletivo das mulheres trans eleitas”.

Após o episódio, a bancada do PSOL também apresentou um pedido de cassação do mandato de Brunini à presidência da Câmara por quebra do decoro parlamentar.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo