Política

Para 59%, imagem do Brasil no exterior piorou nos últimos meses, mostra pesquisa

A maioria dos brasileiros também acredita que o presidente Jair Bolsonaro tem uma imagem ruim ou péssima fora do País

Foto: GIUSEPPE CACACE / AFP
Apoie Siga-nos no

Para a maioria dos brasileiros, a imagem do País no exterior piorou nos últimos meses sob a gestão de Jair Bolsonaro. Ao todo, 59% dos entrevistados pela PoderData indicaram ter visto piora na forma como o Brasil é visto fora do território nacional. O recorte é inédito na pesquisa e foi divulgado nesta terça-feira 16.

O levantamento também questionou os brasileiros sobre a imagem do presidente no exterior. Para 57%, o ex-capitão tem uma imagem ruim ou péssima fora do País.

Só 20% apontaram que o Brasil melhorou sua reputação diante de outros países nos últimos meses e 17% não sentiram nenhuma diferença. Sobre Bolsonaro, 20% acham que o presidente tem uma imagem boa ou ótima no exterior e 17% acham que fora do Brasil a percepção sobre o ex-capitão é regular.

O recorte também confrontou os dados coletados com a avaliação dos entrevistados sobre o atual governo. O resultado mostra que aqueles que indicam que a gestão de Bolsonaro é positiva também acreditam que o Brasil não é mal visto no exterior.

Entre os bolsonaristas, 48% indicam que a imagem internacional do Brasil melhorou nos últimos meses e 55% consideram que Bolsonaro é visto de maneira positiva por outras nações. Nesse estrato, só 12% veem piora na imagem do País e 8% acham que o presidente não tem uma fotografia positiva fora do Brasil.

Já entre os que consideram que o governo Bolsonaro é ruim ou péssimo, o resultado observado é o oposto: 81% acreditam que o Brasil piorou diante de olhares estrangeiros e 79% dizem que o presidente brasileiro não é bem visto no exterior. Para 7% dessa camada, o País teve melhora nos últimos meses na avaliação internacional e 8% acham que Bolsonaro tem uma imagem positiva lá fora.

A pesquisa é realizada pelo site Poder360 e entrevistou 2.500 pessoas por telefone em mais de 400 municípios de todas as unidades federativas. O levantamento foi realizado entre os dias 8 e 10 de novembro e tem margem de erro de dois pontos percentuais.

Em outros recortes da mesma pesquisa, é possível observar um amplo apoio ao impeachment de Bolsonaro, inclusive entre os seus eleitores. O governo também registrou avaliações negativas em diversos aspectos no levantamento.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo