Política

Bolsonaro perde popularidade até entre apoiadores, revela pesquisa

Avaliação negativa entre eleitores do ex-capitão em 2018 cresce e aumenta a chance de migração de votos

O presidente Jair Bolsonaro. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

A mais nova pesquisa PoderData, divulgada nesta quinta-feira 11 pelo site Pòder360, revela que o presidente Jair Bolsonaro perdeu popularidade também entre os seus eleitores. A parcela descontente com o seu trabalho cresce a cada novo levantamento e já chega a um terço (33%) de quem diz ter votado no ex-capitão em 2018.

O número é bem menor do que o registrado entre aqueles que declararam votos em Fernando Haddad (81%), mas confirmam uma desidratação nas intenções de voto pró-Bolsonaro em 2022. Análises recentes mostram que a oficialização de Sergio Moro na corrida eleitoral tende a tirar ainda mais votos do presidente, em baixa nas pesquisas.

Apoiadores que avaliaram positivamente Bolsonaro somam 43%. A  parcela que vê na atuação do ex-capitão um trabalho regular é 21%.

Foto: Reprodução

Os dados são bem distantes quando comparados ao levantamento geral, sem distinção de votos em 2018. Neste caso, o atual presidente soma 57% de reprovações e apenas 24% de avaliações positivas. A variação em relação à PoderData anterior é considerada estável.

Vale ressaltar também que o trabalho feito por Bolsonaro é reprovado em todos as regiões do País, em especial no Nordeste e Sudeste, onde o presidente chega a 62% e 63% de avaliações negativas, respectivamente. No Sul é a região em que o ex-capitão se sai melhor. Ainda assim, seu trabalho é visto como ruim ou péssimo por 42% da população. No Centro-Oeste o montante de descontentes soma 45% e no Norte 48%.

Ainda de acordo com a PoderData, jovens e mulheres são os que pior avaliam o atual presidente. Apenas 18% das mulheres disseram que o governo é bom ou ótimo. Entre os mais jovens (16 a 24 anos), este grupo cai para 17%.

Governo também é reprovado por maioria absoluta da população

O trabalho do atual governo Bolsonaro, que também leva em conta toda a gestão, tem resultado ainda pior. Nada menos do que 61% da população diz estar descontente com a atual gestão. O número é um pequeno salto em relação ao levantamento anterior, quando o grupo somava 58%.

Já o volume dos que marcaram as opções bom ou ótimo para se referirem ao trabalho do atual grupo de governo caiu de 33% da pesquisa anterior para 31%.

A PoderData foi realizada pelo site Poder360 entre os dias 8 e 10 de novembro. Ao todo, foram 2.500 entrevistas por telefone feitas proporcionalmente em 412 municípios nas 27 unidades da Federação e a margem de erro é de dois pontos percentuais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo