CartaExpressa

1 em 4 eleitores de Bolsonaro quer o impeachment, mostra pesquisa

Apoio ao presidente está cada vez menor, tanto nas intenções de votos quanto para a manutenção dele no cargo

O presidente da República, Jair Bolsonaro. Foto: Marcos Corrêa/PR
Apoie Siga-nos no

O apoio ao impeachment de Jair Bolsonaro aparece entre os próprios eleitores do presidente. Segundo a pesquisa PoderData divulgada nesta sexta-feira 12 pelo site Poder360, uma a cada quatro pessoas que votaram no ex-capitão no segundo turno em 2018 agora acha que ele deve ser afastado.

Ao todo, são 26% de bolsonaristas que preferem ver Bolsonaro deposto do cargo neste momento. Já para 65% o presidente deve se mantido no cargo e 8% não souberam opinar. O volume é considerado estável em relação ao levantamento anterior, de julho deste ano.

O apoio ao impeachment entre os próprios eleitores também confirma a queda na popularidade do presidente entre os bolsonaristas. A avaliação negativa entre os seus apoiadores já chega a 33%, segundo a PoderData lançada na quinta-feira 11.

Na camada oposta, entre os que declararam voto em Fernando Haddad (PT) em 2018, o apoio ao impedimento de Bolsonaro é ainda maior, chegando a 90%. Neste caso, só 6% acham que o presidente deveria continuar no poder e 4% não têm opinião formada.

A pesquisa ainda mediu o apoio ao processo de impeachment entre quem diz ter votado em branco ou nulo. Neste caso, o volume chega a 52%.

Já entre aqueles que disseram não se lembrar do voto ou que não votaram nas eleições de 2018, mais de 70% querem o impeachment do presidente; 73% dos que dizem não ter participado do processo apoiam o impedimento; 78% que não se lembram em que votou concordma com a afirmação.

A PoderData foi realizada entre os dias 8 e 10 de novembro. Foram 2.500 ligações em 412 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar