Política

Oswaldo Eustáquio se escondeu no Palácio do Alvorada com medo de prisão, diz advogado do blogueiro

Informação foi divulgada pelo site da CNNBrasil e, após repercussão, passou a ser negada pelo bolsonarista

Oswaldo Eustáquio se escondeu no Palácio do Alvorada com medo de prisão, diz advogado do blogueiro
Oswaldo Eustáquio se escondeu no Palácio do Alvorada com medo de prisão, diz advogado do blogueiro
O blogueiro Oswaldo Eustáquio. Foto: Reprodução/YouTube
Apoie Siga-nos no

O blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio teria se escondido no Palácio do Alvorada, residência oficial do presidente da República, para tentar escapar de um mandado de prisão contra ele. A informação é do site da CNN Brasil, que conversou com o advogado do blogueiro, Levi de Andrade.

Segundo Andrade, o mandado de prisão não estaria confirmado, mas havia um rumor de que seria expedido em breve, em especial após a ordem de prisão contra o indígena bolsonarista José Acácio Serere Xavante assinada por Alexandre de Moraes, ministro do STF. Por isso, Eustáquio, temendo ser preso, teria se refugiado no Alvorada ao lado de outros dois blogueiros da extrema-direita. Ele ligou para o advogado pedindo ajuda antes de entrar no local.

Após a repercussão da notícia de que estaria se escondendo no Alvorada, Eustáquio gravou um vídeo negando a informação. Segundo disse, estaria na residência ocupada por Bolsonaro apenas para acompanhar outros blogueiros.

“A minha entrada no Alvorada por volta das 21 horas desta segunda-feira foi devidamente registrada acompanhando os meninos do canal Hipócritas, não tendo nenhuma relação com refúgio de prisão, repito, pelo simples fato de não existir tal mandado”, disse Eustáquio.

Sobre a ligação ao advogado, o blogueiro disse que o pedido de ajuda era para Serere Xavante. “Liguei para meu advogado Levi de Andrade e pedi a ele que fosse à sede da PF dar toda assistência jurídica ao cacique”, justificou Eustáquio.

O temor pela prisão, vale dizer, se dá pelo fato de que o blogueiro é um dos alvos do inquérito das fake news, que corre no Supremo. Ele já foi preso em outras ocasiões por atos antidemocráticos. Recentemente, brigou com lideranças dos protestos golpistas por querer tirar os manifestantes da frente do quartel para levar o protesto até a Esplanada dos Ministérios. Após ser hostilizado pela tentativa, acusou os bolsonaristas de desviarem 1,9 milhão de reais em doações.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo