Política

Os prejuízos causados pelos bolsonaristas sobre o patrimônio histórico do Planalto

Rogério Carvalho da equipe curatorial do IPHAN relata o estrago causado pelos terroristas no último domingo 8

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

Os rastros de destruição do terrorismo bolsonarista do último domingo 8 nos prédios dos Três Poderes deixaram enorme estrago na arquitetura das instituições e estragos em obras de arte históricas com valor inestimável.  

“A gente realmente teve realmente muito vandalismo. Uma situação como a tela do Di Cavalcanti, uma tela enorme, muito importante, rasgada em sete pontos”, conta Rogério Carvalho, membro da equipe curatorial dos palácios e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan.

Segundo Cavalcanti, que estava nas dependências na noite do ataque, o segundo andar do Palácio do Planalto foi o que mais sofreu com as depredações.

“Tivemos um relógio que havia sido trazido por Dom João VI, relógio do relojoeiro Louis XIV, Balthazar Martinot, um relógio muito importante que nem em Versalhes tem algo igual e infelizmente foi totalmente destruído”, complementa. 

Ele e a equipe do Iphan estão, por determinação da ministra da Cultura, realizando uma força-tarefa imediata para avaliar o tamanho da destruição causada pelos apoiadores do ex-presidente. 

Além das esculturas e quadros completamente vandalizados, móveis, computadores e vidraças foram quebrados, mangueiras de incêndio arrancadas de suas instalações.

As equipes presentes também relataram forte cheiro de urina e a presença de fezes nos edifícios. 

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, gravou um vídeo mostrando a destruição.

Apenas o gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi poupado porque é blindado e os terroristas não conseguiram acesso. 

Pimenta, que tem sala no segundo andar do Palácio do Planalto, também teve sala depredada. “Como vocês podem ver foi tudo destruído. Olha aqui esse monitor. Uma coisa criminosa foi feita aqui. Revoltante. Obras de arte. Olha o que os vândalos fizeram aqui. É o caos”, diz o ministro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo