Justiça

Os detalhes da condenação de Carla Zambelli por danos morais contra Manuela D’Ávila

Segundo o TJRS, a liberdade de crítica ‘não pode servir de salvaguarda para a disseminação de discursos de ofensa’

Manuela D'Ávila e Carla Zambelli. Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil e Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul publicou nesta sexta-feira 14 o acórdão da decisão em que a 10ª Câmara Cível condenou, por unanimidade, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a indenizar em 20 mil reais a ex-deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS)) por uma publicação nas redes sociais em 2022.

Na montagem, D’Ávila aparece ao lado das deputadas Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Talíria Petrone (PSOL-RJ). As três são retratadas com chifres e olhos vermelhos, com o título “Esquerda Genocida”. A imagem também apresenta mensagens em que as parlamentares celebravam uma decisão da Colômbia pela descriminalização do aborto.

Os argumentos de Manuela D’Ávila:

  • A ex-deputada afirmou que Zambelli utilizou a imagem para atacá-la e que a publicação não possui qualquer relação com o exercício do mandato;
  • Sustentou que os atos praticados por Zambelli difamaram e injuriaram sua honra, uma vez que associaram sua imagem a um “mal demoníaco a ser combatido”;
  • Argumentou haver um uso indevido de sua imagem pessoal em situações vexatórias e pediu indenização por danos morais de 50 mil reais.

A defesa de Carla Zambelli:

  • A bolsonarista alegou que D’Ávila é uma pessoa pública e dotada de grande notoriedade social;
  • Disse que o termo “genocida” seria utilizado pela ex-deputada para se referir a adversários políticos;
  • Afirmou se tratar de uma manifestação crítica por meio de “imagem humorística com a finalidade de chamar a atenção do público para o tema”.

Na primeira instância, Manuela D’Ávila não obteve a indenização. Ela recorreu ao TJRS, que levou o caso a julgamento na quinta-feira 13.

Confira um resumo dos argumentos utilizados pelo relator no TJRS, o desembargador Tulio de Oliveira Martins, para condenar a deputada bolsonarista:

  • Carla Zambelli “efetuou uma montagem com a fotografia da autora e a veiculou em suas redes sociais com a clara intenção de prejudicar sua honra e vincular seu nome a algo demoníaco, transbordando os limites do questionamento político”;
  • A liberdade de crítica “não pode servir de salvaguarda para a disseminação de discursos de ofensa à imagem de uma das partes”;
  • “A ampla circulação de imagens fraudulentas e notícias falsas – fake news – com nítido potencial de enganar os cidadãos que a visualizaram deve ser sancionada pelo Judiciário”;
  • Conforme os “princípios da razoabilidade e da proporcionalidade”, o valor correto para indenização é de 20 mil reais, com correção monetária.

Zambelli não se manifestou sobre a condenação. D’Ávila, por sua vez, comemorou o desfecho do caso em publicação nas redes sociais:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo