Política

Operação que afastou Witzel tem desdobramento em outros estados e no Uruguai

Pastor Everaldo, presidente do PSC, é um dos 17 alvos de prisão

(Foto: Philippe Lima/Governo do Rio de Janeiro)
Apoie Siga-nos no

A operação Tris in Idem, que afastou do cargo o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), na manhã desta sexta-feira 28, também tem mandados de busca e apreensão em outros estados e até no exterior.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), a agentes Polícia Federal, auditores da Receita Federal e procuradores executam 17 mandados de prisão, sendo seis preventivas e onze temporárias, e outros 72 de busca e apreensão.

As diligências foram pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Benedito Gonçalves.

Um dos presos foi o presidente nacional do PSC, Pastor Everaldo. Além dele, Lucas Tristão, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, e Sebastião Gothardo Netto, ex-prefeito de Volta Redonda (RJ), também foram alvos dos mandados de prisão.

No Rio, os mandados são cumpridos no Palácio Laranjeiras – residência oficial do governador e da primeira-dama Helena Witzel, também alvo da operação -, no Palácio Guanabara, na residência do vice-governador, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e em outros endereços ligados aos empresários e políticos associados, pelo MPF, ao esquema de corrupção na Saúde.

Há também ordens cumpridas nos estados do Espírito Santo, São Paulo, Alagoas, Sergipe e Minas Gerais e no Distrito Federal, além de busca e apreensão um um endereço no Uruguai, “local onde estaria um dos investigados cuja prisão preventiva foi decretada”, diz a nota.

Além dessas medidas, o MPF informou que outro ministro do STJ, Jorge Mussi, também autorizou o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão no Piauí. Segundo as investigações, o objetivo é coletar provas sobre um suposto esquema de nomeação de funcionários fantasmas do governo fluminense para desvio de verba pública.

Defesa de Witzel se posiciona

Em nota, os advogados do governador afirmaram receber a notícia “com grande surpresa” e disseram ainda não terem tido acesso ao conteúdo dos autos do processo para tomar as medidas cabíveis.

“A defesa do governador Wilson Witzel recebe com grande surpresa a decisão de afastamento do cargo, tomada de forma monocrática e com tamanha gravidade. Os advogados aguardam o acesso ao conteúdo da decisão para tomar as medidas cabíveis.”, diz o comunicado completo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar