Política
‘Olha aqui, senhor Lula, eu estou na área e vai haver uma rebelião’, diz Ciro Gomes
O pré-candidato do PDT subiu o tom e fez graves críticas às alianças costuradas pelo petista, especialmente com o ex-tucano Geraldo Alckmin


O pré-candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, subiu o tom das críticas a Lula (PT), líder das pesquisas de intenção de voto para a Presidência. O pedetista também declarou que o adversário Sergio Moro (Podemos) é “contra a democracia”.
Em entrevista à Rádio Bandeirantes nesta sexta-feira 25, Ciro fez graves críticas às alianças costuradas por Lula, especialmente com o ex-tucano Geraldo Alckmin, agora filiado ao PSB, e com figuras que apoiaram o impeachment de Dilma Rousseff em 2016.
“O Lula acha que todos somos idiotas, imbecis e vamos passar pano. Ele está muito enganado. Olha aqui, senhor Lula, Ciro Gomes está na área, eu vou organizar um movimento. Vai haver uma rebelião no Brasil, e essa rebelião vai inundar o País de união e esperança”, declarou o candidato do PDT.
Questionado sobre o caráter dessa “rebelião”, respondeu que será “a que for necessária, dentro da democracia” e que “esse negócio vai mudar para valer”. Como exemplo, citou uma alteração que pretende promover na Constituição. “No Brasil, crime comum vai ter dois graus de jurisdição. Acabou, vai para a cadeia. Pode ser quem for, branco, preto, rico, pobre.”
Ao criticar a postura de Lula, Ciro Gomes disse que o petista acredita que, se Jair Bolsonaro (PL) se mantiver nas condições atuais, “vai se eleger na lambança e aí poderá fazer o que bem quiser”. Também chamou o petista de “arrogante que acha que já ganhou”.
“Chama o Alckmin para dançar para empurrar o [Fernando] Haddad goela abaixo do povo de São Paulo. Isso não vai acontecer. Quem pode quebrar essa brincadeira é alguém que não tem compromisso com essa estrutura. Em 2018 eu estava contra o Lula e o Bolsonaro. E eles têm pavor de que eu possa entrar nessa dinâmica, mas isso vai acontecer.”
Pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira 24 indica um desenho desolador para a terceira via. Ciro Gomes é o quarto colocado, com 6% das intenções de voto, atrás de Moro (8%), Bolsonaro (26%) e Lula (43%), no principal cenário de primeiro turno.
Nesta sexta, a divulgação de um levantamento Ipespe confirma a tendência. Lula lidera com 44%, seguido por Bolsonaro (26%), Moro (9%) e Ciro (7%).
À Rádio Bandeirantes, Ciro tentou minimizar seu desempenho e afirmou que “pesquisa é retrato e a vida é filme”. Segundo ele, “o povo não está parando para pensar em eleição ainda” e “quem fala em eleição neste momento é político e jornalista”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula diz que pretende entrar com recurso para aumentar indenização de Deltan
Por Victor Ohana
Ipespe: Para eleitores, Lula foi o melhor presidente e Bolsonaro o pior
Por Getulio Xavier
Kalil deixa prefeitura para disputar o governo de MG e deve ter o apoio de Lula
Por CartaCapital