Política

Datafolha: Lula lidera com 43%, Bolsonaro vai a 26% e 3ª via segue longe do 2º turno

Sergio Moro (Podemos) marca 8%, enquanto Ciro Gomes PDT) chega a 6%, diz o levantamento

Fotos: Ricardo Stuckert e Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira 24 indica que o presidente Jair Bolsonaro (PL) recuperou parte do terreno perdido para o ex-presidente Lula (PT). O petista, porém, segue firme na liderança do levantamento.

Não é possível comparar diretamente esta rodada com a pesquisa anterior, divulgada em dezembro, porque há cenários distintos. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), por exemplo, anunciou que não será candidato à Presidência.

Na última pesquisa de 2021, Lula oscilava entre 47% e 48%, enquanto Bolsonaro ia de 21% a 22%. Na modalidade espontânea (quando não se apresentam os nomes dos candidatos), o ex-capitão saltou de 18% para 23%, enquanto o petista oscilou de 32% para 30%.

Agora, Lula aparece com 43% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 26%. Na terceira via, Sergio Moro (Podemos) marca 8%, enquanto Ciro Gomes PDT) chega a 6%. O pelotão inferior tem João Doria (PSDB) e André Janones (Avante), com 2% cada, e Vera Lúcia (PSTU), Simone Tebet (MDB) e Luiz Felipe D’Ávila (Novo), com 1% cada.

No cenário 2, que retira Doria da disputa, Lula, Bolsonaro e Moro mantêm o desempenho do desenho anterior. Ciro vai a 7%, enquanto Janones chega a 3%. Os demais potenciais candidatos, inclusive Eduardo Leite (PSDB), não passam de 1% cada.

O cenário 3 desconsidera Leite e Tebet. Nele, Lula tem 44%, contra 26% de Bolsonaro, 8% de Moro, 7% de Ciro, 3% de Janones e 2% de Doria. Os demais não ultrapassam a marca de 1% cada.

Por fim, no cenário 4, sem Leite e Doria, Lula e Bolsonaro permanecem com 43% e 26%, respectivamente, enquanto Ciro e Moro empatam com 8%. Janones vai a 3% e os demais não passam de 1% cada.

O Datafolha entrevistou 2.556 eleitores em 181 cidades de todo o País, entre 22 e 23 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

Segundo turno

Lula continua a liderar todos os cenários projetados para o segundo turno das eleições deste ano, mas a vantagem sobre os adversários caiu.

Contra Bolsonaro, o petista levaria a melhor por 55% a 34%, uma vantagem de 21 pontos percentuais. Na rodada anterior, de dezembro, a liderança de Lula chegava a 29 pontos (59% a 30%).

Lula também venceria Moro (54% a 32%), Ciro (54% a 28%) e Doria (57% a 21%). Nesses cenários, o petista oscilou para baixo.

Bolsonaro também reduziu a distância para outros possíveis oponentes. Ciro venceria o ex-capitão por 46% a 37%, uma distância de 9 pontos – em dezembro, eram 21.

No cenário contra Moro, Bolsonaro levaria a pior por 42% a 34%. A vantagem do ex-juiz, hoje de 8 pontos, era de 18 em dezembro.

A disputa mais vantajosa para o presidente seria contra Doria. Se em dezembro o governador de São Paulo triunfaria por 46% a 34%, agora o cenário é de empate: o tucano marca 40%, enquanto Bolsonaro vai a 39%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo