Política

‘Ódio político e violência de índole fascista’, diz Dilma sobre atentado contra Kirchner

Ex-presidenta condenou a tentativa de assassinato contra a líder peronista: ‘A violência não pode vencer’

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR.
Apoie Siga-nos no

A ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) condenou nesta sexta-feira 2 o atentado sofrido pela vice-presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, em Buenos Aires.

Pelas redes sociais, Dilma afirmou que “o ódio político e a violência de índole fascista, estimuladas por políticos extremistas, são uma ameaça à democracia na América Latina”.

Na capital argentina, o brasileiro Fernando Andrés Sabag Montiel, de 35 anos, foi detido na noite de quinta-feira 1 após apontar uma arma de fogo e tentar disparar contra a líder peronista.

“Minha solidariedade a @CFKArgentina e meu firme desejo de que o seu país, o Brasil e a América Latina superem esta situação e retomem o caminho da paz e da estabilidade”, escreveu Dilma em seu perfil no Twitter. “E que a violência política, venha de onde vier, não consiga obstruir os avanços civilizatórios dos povos de todo o mundo”.

Após a tentativa de assassinato, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, convocou uma cadeia nacional de televisão para repudiar o episódio.

“Podemos ter profundas discordâncias, mas em uma sociedade democrática os discursos que promovem o ódio não podem ter lugar, porque geram violência. E não há nenhuma possibilidade de que a violência conviva com a democracia”, afirmou Alberto Fernández em seu pronunciamento. “A Argentina não pode perder nenhum minuto mais. Não há tempo. É necessário banir a violência e o ódio do discurso político e midiático e da nossa vida em sociedade.”

Fernández decretou feriado nacional nesta sexta “para que, em paz e harmonia, o povo possa se expressar em defesa da vida, da democracia e em solidariedade à nossa vice-presidenta”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo