Política

O que Boulos pensa sobre disputar a prefeitura de São Paulo em 2024

O líder do MTST, hoje deputado federal, concorreu em 2020 e chegou ao segundo turno contra Bruno Covas

O deputado federal Guilherme Boulos. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) afirmou nesta sexta-feira 10 ter como foco atual “ajudar Lula no processo de reconstrução do País”, mas não descartou concorrer à prefeitura de São Paulo em 2024. As declarações foram concedidas em entrevista a CartaCapital no YouTube.

O líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto disputou a eleição paulistana em 2020 e chegou ao segundo turno, mas foi derrotado pelo então prefeito e candidato à reeleição, Bruno Covas (PSDB).

“O debate da maior cidade do Brasil é chave, nunca neguei”, afirmou Boulos nesta sexta. “Quem votou em mim para deputado federal sabe disso, e votou também com essa consciência e essa expectativa de que poderia ser candidato a prefeito mais adiante, em uma perspectiva de disputar um projeto de cidade.”

Ele declarou se “animar a fazer essa disputa”, mas pediu calma e disse que, neste momento, “o foco está na Câmara, em Brasília”.

Questionado sobre seus potenciais adversários, avaliou que a direita deve se organizar em pelo menos duas candidaturas: uma a representar o bolsonarismo – possivelmente por meio do ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles (PL) – e outra ocupada pelo atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB).

Um levantamento Paraná Pesquisas divulgado no final de fevereiro indicou Boulos na liderança da disputa pela prefeitura de São Paulo. No principal cenário, ele aparece com 26,3%, ante 24,3% de José Luiz Datena. O terceiro colocado, Rodrigo Garcia (PSDB), tem apenas 8,5%.

Assista à íntegra da entrevista:

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo