Política

O que Bolsonaro terá que explicar à PF durante o depoimento sobre o 8 de Janeiro

Principal questionamento que será feito na oitiva desta quarta-feira envolve um vídeo compartilhado pelo ex-presidente dias após os atos golpistas

O ex-presidente Jair Bolsonaro em dia de depoimento à PF no caso das joias. Foto: Sergio Lima/AFP
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) irá à Polícia Federal na manhã desta quarta-feira 26 para prestar depoimento e fornecer explicações sobre o seu suposto envolvimento com os atos golpistas de 8 de Janeiro, em Brasília. A oitiva foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Diante dos policiais, Bolsonaro terá que fornecer respostas sobre as suas ações nos dias que antecederam os atos terroristas e, principalmente, no pós-golpe. A explicação mais aguardada é sobre o vídeo compartilhado por Bolsonaro dias após o vandalismo em Brasília.

A publicação, apagada horas depois, trazia mentiras sobre as eleições e é apontada como endosso ao papel cumprido pelos terroristas. A suspeita é que ele possa integrar o grupo de incentivadores do golpe. Foi justamente a postagem que o levou a ser convocado para o depoimento.

Pesa ainda contra o ex-capitão a existência de uma minuta golpista encontrada pela PF na casa do seu ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres. O documento indicaria que, nos bastidores, membros do governo articulavam para manter Bolsonaro no poder. Ele terá que explicar sua ligação com a elaboração da minuta. Torres está preso desde janeiro por ligação com atos golpistas. O item poderá implicar Bolsonaro no grupo de mentores intelectuais do golpe.

É possível ainda que Bolsonaro tenha que fornecer explicações sobre a inação diante dos acampamentos de apoiadores instalados em frente aos quartéis, bem como a falta de empenho em desmobilizar a obstrução de estradas após sua derrota. Sua ida aos Estados Unidos e a presença de supostos mentores intelectuais da tentativa de golpe na sua estadia no País também estão no radar dos agentes. Neste caso, há possibilidade de que Bolsonaro tenha que indicar com quem manteve contato nos dias que antecederam os atos golpistas, bem como com quem conversou naquele 8 de Janeiro.

Esta será a segunda vez que Bolsonaro ficará diante da PF para prestar depoimento neste mês. No primeiro, o tema da oitiva era sua ligação com a tentativa de se apropriar de joias milionárias trazidas ilegalmente da Arábia Saudita para o Brasil.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo