Economia

O encontro entre Lula e Lira semanas após ‘recados’ do presidente da Câmara

Ante críticas a Alexandre Padilha, Rui Costa passou a exercer um papel mais relevante no diálogo entre o Palácio do Planalto e a Câmara

O presidente Lula e o presidente da Câmara, Arthur Lira, em agosto de 2023. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) recebeu na noite desta quinta-feira 22, no Palácio da Alvorada, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e líderes partidários. Ministros também marcaram presença, a exemplo de Rui Costa, da Casa Civil; Fernando Haddad, da Fazenda; e Alexandre Padilha, das Relações Institucionais.

O encontro marca mais uma tentativa de aproximação entre Lula e Lira, em meio a reclamações do deputado. No início de fevereiro, ao abrir os trabalhos legislativos em 2024, o presidente da Câmara mandou diversos recados ao governo e disse exigir “respeito às decisões e fiel cumprimento dos acordos firmados”.

Dias antes, Lula havia sancionado a Lei Orçamentária Anual de 2024 com um veto de 5,6 bilhões de reais sobre o orçamento das emendas de comissão, o que irritou parlamentares. Na versão aprovada Congresso, esse tipo de emenda previa 16,7 bilhões de reais, mas, com o veto, a projeção caiu para 11,1 bilhões.

Em meio a críticas de Lira a Padilha, Lula sinalizou antes do Carnaval que abriria um canal direto de comunicação com o deputado. Rui Costa também passou a exercer um papel mais relevante no diálogo entre o Palácio do Planalto e a Câmara.

Na última terça 20, por exemplo, Costa e Lira se reuniram na residência oficial da Câmara.

Além disso, diante da pressão do Centrão, o governo decidiu recuar e afirmou a líderes partidários que elaborará um calendário para o pagamento de emendas. O acordo foi firmado durante uma reunião nesta quinta entre integrantes da Comissão Mista de Orçamento e Padilha.

Após o encontro, o ministro disse a jornalistas que o governo espera finalizar o repasse de quase 15 bilhões de reais até 30 de junho, data-limite para o envio de recursos públicos em ano eleitoral.

“A gente quer estabelecer a prioridade absoluta do empenho e pagamento desses valores da saúde e assistência social no calendário eleitoral para que permita os repasses desses recursos”, afirmou. “Por isso, estamos reafirmando esse compromisso”.

Na “happy hour” desta quinta, também marcaram presença, entre outros, os ministros de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, e da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta; o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE); a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann; e aliados de Lira, como o deputado Elmar Nascimento (União-BA).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo